Município de Rondon - PR

 

História do Distrito de Bernardelli


O Distrito de Bernardelli começou a ser povoado por volta de 1952. Tanto Bernardelli como Rondon eram Distritos de Peabiru.

No dia 26 de Novembro de 1954 pela Lei nº. 2534 foi dada a Emancipação Política do Município de Rondon. A solenidade de instalação do município e posse das primeiras autoridades se deu a 03 de Dezembro de 1954. O Distrito de Bernardelli que antes pertencia a Peabiru, ficou pertencendo ao Município de Rondon. Ambos pertencem à comarca de Cidade Gaúcha.

O Distrito de Bernardelli foi criado em 28 de agosto de 1.963 pela Lei nº. 4.749, publicada em diário oficial no dia 29 de agosto de 1.963.

Art. 1º - Fica criado do Distrito Judiciário de Bernardelli no Município de Rondon que obedecerá as seguintes divisas:

“Começa no Ribeirão Tapiracuí na foz do ribeirão Tucuruvi, subindo este até a sua cabeceira, donde em linha reta alcança a cabeceira da Água Icapora, donde desce até sua foz no Ribeirão Itaóca, descendo este até alcançar a linha da divisa das Glebas 4 e 5 (1ª Secção) da Colônia de Tapejara, seguindo a referida divisa em sentido leste até o córrego Flamengo, donde desce até sua foz no rio dos Índios, daí sobe até alcançar a foz do córrego Vasco, donde sobe até sua cabeceira, daí em linha reta alcançando a cabeceira do córrego do Macaco, descendo até sua foz no ribeirão Tapiracuí, donde desce até alcançar a foz do ribeirão Tucuruvi.

 

ASPECTOS ECONÔMICOS

Assim como em Rondon no Distrito de Bernardelli a atividade econômica iniciou-se pela exploração da madeira. Em 1970 o café predominava em grande produção, já nas décadas de 1980 desenvolveu-se a pecuária, passando então para a produção da cana-de-açúcar e da sericicultura em 1990. Em 1991 predominava a plantação de cana-de-açúcar, sericicultura (bicho-da-seda), avicultura, apicultura e policultura.

Atualmente o cultivo da cana-de-açúcar, pecuária e avicultura é o que movimenta a economia local.

 

REFERÊNCIA

Escola Municipal do Campo Agrupada de Bernardelli. Projeto Político Pedagógico. Rondon - PR, 2017.


Imagens