DIVISÃO DE CULTURA DE RONDON RECEBE VISITA DE HISTORIADORES / ARQUEÓLOGOS / MUSEÓLOGOS.

 

Publicado em: 16/06/2021 08:59

Whatsapp

 

A Divisão de Cultura do nosso Município recebeu nesta terça-feira (15/06) a visita do historiador e arqueólogo Juliano Meneghello e da historiadora, arqueóloga e museóloga Leilane P. de Lima. Os historiadores obtiveram vários dados sobre a nossa história para futuros projetos.

Em bate papo amplo com os historiadores vários aspectos foram abordados, incluindo o intuito da atual gestão em iniciar um projeto de “Casa da Memória” (museu), quais os caminhos a serem seguidos, estudos arqueológicos que podem ser feitos em nosso Município e procedimentos a serem tomados para início de um projeto desta potencialidade.

Os funcionários Joao Paulo Calabrezi e Fábio Mazin garantiram diversas orientações sobre investigação e resgate histórico e arqueológico, preservação do Patrimônio Natural e Cultural do Município, e fomentação de políticas para fortalecimento histórico cultural.

Os arqueólogos informaram que Rondon está em uma região com diversos vestígios arqueológicos de povos de até 12 mil anos atrás: “Aqui tem muita chance de encontrarmos estes vestígios, pontas de flechas, lâminas de machado, recipientes cerâmicos, entre outros”, afirma Liliane, “para procedimento de escavação, precisamos de uma autorização do governo federal, para isso, a organização é fundamental”, finaliza.

A Divisão de Cultura do Município de Rondon pretende retomar o trabalho de visitas as comunidades mais antigas do Município assim que os riscos da COVID-19 diminuírem.