Na terça-feira, 2, de abril foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e o início do Abril Azul — mês de luta pelos que vivem com o transtorno.
Mesmo com o esforço pela causa, as barreiras enfrentadas por pacientes e familiares ainda são grandes. A maior delas, segundo especialistas, é o preconceito. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) indica que, atualmente, a cada 160 crianças, uma tem o diagnóstico positivo para autismo.
Com este tema o Centro Municipal de Educação Infantil Francisco Sella desenvolveu um projeto onde as crianças puderam vivenciar e compartilhar todo o conhecimento repassado pelos professores e profissionais da instituição sobre o assunto. O símbolo do autismo é uma fita formada por peças de quebra-cabeça, representando a complexidade e diversidade de pessoas no espectro.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Desenharam a História do livro: O Mundo de Leonardo.
- Realizaram a apresentação de algumas características através de vídeos e explanação do/a professor/a.
- Apresentaram para todas as crianças as diferenças simbolizadas em uma peça de quebra-cabeça, onde as crianças as encaixaram no laço que representa o símbolo do Autismo.
Na sequência realizaram a apresentação para as crianças da historinha do livro, “O Mundo de Leonardo”, onde um leãozinho era diferente de seus irmãos e não gostava de brincar com eles, sua mãe por sua vez tinha medo, mais resolveu procurar ajuda, uma história muito rica e ideal para a Educação Infantil.
A ideologia do projeto educacional teve total apoio da direção Cleide Dorne, orientação da pedagoga Nivea Valoto e contribuição das professoras Elaine Y. Okura Gil, Francielle Zamprone Pegorin, Cleusa Lopes, Maria Carla Nápoli, Roseli Buscarioli Sella, Eva de Carvalho, Miraci G. Rorato Martins e dos estagiários Haward, Rita de Cassia e Ovídio. Também contou com apoio das funcionárias Adriana Carlini, Silvia Santos, Cleide Pires e da secretária Heloisa Santos.