Produção de morangos em alta no Município de Rondon

Publicado em: 08/07/2020 13:44 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Lavouras de morangos gera emprego e renda no setor rural, além de estimular a sucessão familiar.

Com forte apoio do Município de Rondon, o processo de plantio e cultivo de morangos obedecem normas repassadas pelos técnicos da Prefeitura e IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR – EMATER), Extensionista, Emanuel Sordi; Engenheiro Agrônomo, Dr. José Aridiano Lima de Deus; bem como as orientações de preparação dos canteiros pelo Chefe da Divisão de Agricultura do Município, Aleandro F. de Souza. O programa executado pelo Município de Rondon - Produzindo Vida, Alimentando o Fruto de Nossa Terra, favoreceu a disposição dos maquinários e implementos agrícolas para o manejo e preparação da lavoura, aos pequenos produtores.

“A Divisão de Serviços Rodoviários, sob a coordenação do Sr. João Brutcho Neto, em conjunto com a Divisão de Agricultura, realizou neste período de plantio dos morangueiros o atendimento a 22 agricultores familiares. Foram realizadas 33hs/máquinas no preparo de solo e 75hs/máquinas na confecção dos canteiros para o plantio da referida cultura, nos meses de Abril/2020 e Maio/2020”, acrescentou o Sr. Aleandro F. de Souza.

Clima propício para o cultivo do morango

As lavouras de morangos chama a atenção neste período do ano. Isso porque a espécie se adapta muito bem em regiões de clima temperado, como da Europa e das Américas.

O cultivo de morangos, é uma atividade agrícola especializada, que exige dedicação, conhecimentos técnicos e utilização de métodos modernos de manejo da cultura. Devido as baixas temperaturas, principalmente, no período de inverno, tem mostrado bons resultados na região noroeste, demandando auxílio de trabalho familiar, sendo uma das principais fontes de emprego e renda no setor rural, e um dos grandes propulsores da sucessão familiar.

Segundo o Prefeito Ailton Valloto, a diversificação é importante na atividade agrícola, pois propicia maiores ganhos financeiros, aumentando também a diversidade de produtos comercializados no mercado, principalmente na região onde é produzida.

Fica a dica!

Que tal uma receita feita por morango?!

Poste sua receita (com foto), seja ela, torta, sorvete, bolo, pudim, mousse, cheesecake, entre outras, de modo criativo e divertido, usando o morango como principal ingrediente e marque um de nossos perfis - Página do Facebook (https://www.facebook.com/prefeituraderondon/) - Instagram (@prefeituramunicipalderondon).

Então, qual é a sua receita? Capricha!!!

#cultivodemorangos

#agriculturafamiliar

#geraçãodeempregoerenda

#sucessãofamiliar

#divisãodeagricultura

#gestãocomresponsabilidade

Créditos das fotos: Emanuel Sordi; Aleandro F. de Souza; Osmir Borges; Mauro Cunha e Renato Belizário.