18º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural

Publicado em: 16/03/2020 15:07 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Como parte da programação da Expoumuarama 2020 estava o 18º Encontro da Mulher Trabalhadora Rural, realizado no último sábado, dia 14 de Março, no Recinto de Leilões da Sociedade Rural de Umuarama.

A recepção foi feita com um café da manhã servido às caravanas vindas das regiões de Umuarama e de Cianorte, num total de 32 municípios. A expectativa dos organizadores era receber um público de 300 participantes. Acabou vindo 400, ou seja, o público feminino aderiu ao convite para o evento.

Na sequência da programação foi realizada a solenidade de abertura do encontro, feita pela esposa do presidente da Sociedade Rural, Sra. Madalena Viotto Gaiari e pela primeira-dama do Município de Umuarama, Sra. Dulce Maria B. Pozzobom. Em seguida, foi feita a palestra “Casos de Sucesso – Mulheres do Café”, com a extensionista do Instituto Emater, Cintia Mara.

Finalizando as atividades antes do almoço, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Protagonismo das Mulheres na Agricultura Familiar”, no qual teve a participação da Aline de Almeida Borges, filha do casal Osmir e Cleonice Borges, representando a Agricultura Familiar do Município de Rondon.

Após o almoço, as participantes foram liberadas para participarem de oficinas temáticas, como Saúde da Mulher, Massagem e Cuidados com a Pele. E também para fazerem visitação nos estandes da exposição.

A Prefeitura Municipal de Rondon providenciou o transporte para as participantes e, juntamente com o Instituto Emater, mobilizou 13 produtoras rurais para o evento. A excursão foi acompanhada pelo Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza.