Produtores Rurais de Rondon participam da 32ª edição do Show Rural Coopavel

Publicado em: 06/02/2020 14:53 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O Show Rural Coopavel é um evento já consolidado no cenário nacional do agronegócio brasileiro, cujo um dos principais objetivos é a difusão de tecnologias agropecuárias que atendem desde pequenos a grandes produtores rurais. É organizado pela Cooperativa Agroindustrial de Cascavel – Coopavel, e encontra-se na sua 32ª edição no ano de 2020. Além de difusão de tecnologias para o campo, é a maior feira do agronegócio da América Latina e a terceira maior no mundo, sendo a previsão para este ano, uma movimentação de mais de R$ 2 bilhões de reais em negócios.

A Prefeitura Municipal de Rondon, ciente da importância deste evento, organizou, juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR/EMATER, uma excursão com 40 agricultores e pecuaristas rondonenses para conhecer as novidades do Show Rural deste ano. Onde os produtores tiveram acesso a empresas dos mais diversos segmentos do agronegócio, técnicos e pesquisadores de instituições públicas e privadas, dentre outros.

Uma das novidades do evento é a pesquisa e extensão juntos por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR/EMATER, recentemente criado pelo Governo do Estado. Em um espaço de aproximadamente 34.000 m2. Ao todo, são mais de 80 técnicos (técnicos agrícolas e agropecuários, agrônomos, zootecnistas, veterinários, dentre outros) de diversas regiões para atender aos interesses de todos os grupos de produtores e apresentar as melhores técnicas, práticas e manejo, além de toda a pesquisa agropecuária realizada no estado.

Segundo o Chefe da Divisão de Agricultura, Eng. Agrônomo Aleandro F. de Souza e o Extensionista José Aridiano Lima de Deus do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR/EMATER, esse tipo de evento é de extrema importância para os produtores rurais do município, pois é uma forma de melhorar suas práticas e manejo de suas atividades aplicando os conhecimentos adquiridos. É uma forma de capacitação e um despertar para outras atividades e oportunidades de negócio que possam diversificar sua produção, resultando na melhoria de renda, qualidade de vida e permanência no campo, na sua grande e importante missão na produção de alimentos.