Ainda não terminou o verão, e os cuidados com a dengue devem continuar. A intensificação das chuvas e o calor contínuo favorecem a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Combate a Endemias. É fundamental manter as ações de eliminação dos focos do mosquito e ficar atento para o surgimento dos primeiros sintomas da doença. "A parceria do trabalho preventivo de cada família com as ações do Poder Público contribui para eliminação e/ou redução da população do Aedes aegypti e, consequentemente, evitar epidemias", afirma a Secretária de Saúde, Mariney Giacomini.
As pessoas devem redobrar os cuidados com suas casas, verificando o armazenamento de água, tambores, o lixo, limpeza de terrenos baldios e todos os recipientes que possam acumular água e virar criadouros do mosquito.
Segundo o Ministério da Saúde no Sudeste e Sul, “predominam os criadouros em depósitos domiciliares, ou seja, dentro da casa ou do ambiente de trabalho das pessoas, em vasos e pratos de plantas, ralos, lajes e calhas”.
#unindoforças
#contradengue