Reunião Prática: Produção De Mudas De Maracujá

Publicado em: 20/12/2019 13:20 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Com o objetivo de propor uma nova alternativa de renda para o pequeno produtor e ensiná-lo a produzir mudas de qualidade, foi realizada nesta quinta-feira, 19, uma reunião prática sobre produção de mudas de maracujá. O evento aconteceu na propriedade do Sr. Luis Pazini, localizada na Estrada Cerâmica, Sítio das Palmeiras.

A reunião teve como palestrante o Dr. Denis Fernandes Biffe, professor de Fruticultura do Departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), juntamente com o apoio do aluno de Agronomia, Matheus Padovese.

Na ocasião, os produtores participantes foram instruídos na técnica de produção de mudas da planta de maracujá, desde a semeadura nas bandejas, em estufas protegidas com tela anti-afídeo, até a transferência para os balainhos. Depois sobre o plantio das mudas no campo. Aproveitando o pomar já instalado, o professor Denis explanou sobre o manejo de condução das plantas, no sistema em espaldeira adotado pelo produtor, falou também sobre a nova técnica da não necessidade de se podar o maracujazeiro e o cuidado com plantas hospedeiras do pulgão, cujo inseto é um vetor da doença conhecida por “Vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro”, uma das mais importantes doenças dessa cultura.

“O pensamento nosso e da atual administração é de estar sempre propondo novas alternativas de renda para os nossos agricultores. Com essa parceria com a UEM, desde 2017, estamos levando ao produtor rural essas alternativas sendo o maracujazeiro uma delas. Essa parceria engloba treinamentos dos produtores e fornecimento de mudas ou sementes de frutíferas”, informou o Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Rondon, o evento teve a participação de cinco produtores, além dos produtores anfitriões, seu Luis Pazini e dona Edna, que presenteou os participantes no final com um delicioso bolo de milho e sucos de maracujá e morango. O evento contou com a participação do Sr. Aleandro e do extensionista do Instituto Emater, Emanuel Sordi.