Agricultores Participam De Reunião Técnica Sobre O Plantio De Maracujá

Publicado em: 28/02/2019 16:05 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O prefeito Ailton Valloto participou na tarde desta quinta-feira, 28, no Salão de Reuniões do Sindicato Rural de Rondon, da Reunião Técnica sobre o Projeto de Incentivo ao Plantio de Maracujá.

Na abertura da reunião, o prefeito deu as boas-vindas aos agricultores de Rondon e Guaporema e fez questão de reafirmar o apoio do Governo Municipal no incentivo do projeto juntamente com os profissionais do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, e recomenda que os agricultores aproveitem esta oportunidade e procure a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente por meio do Instituto Emater, a fim de se orientarem quanto as técnicas de produção.

Segundo o Emanuel Sordi, Técnico Agrícola (Biólogo), do Instituto Emater, o projeto do cultivo de maracujá vem para fortalecer e diversificar a agricultura no Município de Rondon e Região, trazendo possibilidades de conseguir melhores condições de vida aos pequenos agricultores.

O objetivo dessa reunião foi passar informações técnicas quanto à viabilização do custo de implantação do cultivo de maracujá, tecnologia de produção, mudas altas e controle de viroses, bem como da adubação e nutrição da plantação. De acordo com os técnicos presentes, o mercado do maracujá, ou seja, o cultivo desta fruta é considerado como uma alternativa agrícola interessante para a pequena propriedade e é a fruteira que mais tem atraído os produtores.

Contou com os palestrantes Emanuel Sordi, Técnico Agrícola (Biólogo), do Instituto Emater; o José Aridiano Lima de Deus, Engenheiro Agrônomo, Dr. Solos e Nutrição de Plantas do Instituto Emater e o Eduardo Augustinho dos Santos, Engenheiro Agrônomo, M. Sc. Agronomia, Coordenador Estadual de Fruticultura do Instituto Emater.

Após a reunião foi proporcionado por meio do Município de Rondon um delicioso café da tarde aos participantes.

O evento teve como realizadores, a Emater e o Município de Rondon (a frente o Aleandro Ferreira de Souza, representando a Divisão de Agricultura) com os apoiadores Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Governo do Estado do Paraná.

Estiveram participando da Reunião Técnica, o prefeito Ailton Valloto, o Roberto Scaraboto (presidente da Câmara Municipal), o Irimal Basso (presidente do Sindicato Rural), o Claudemir Lansa (presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais), e o Roberto Aparecido Corredato (agrônomo do Instituto Emater/Cianorte).