Palestra Sobre A Inserção Da Mulher Na Polícia Militar Do Estado Do Paraná

Publicado em: 17/10/2019 11:43 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

As dificuldades enfrentadas ao trabalhar em um ambiente masculinizado

Nesta quarta-feira, 16, foi realizada uma palestra no Colégio Estadual Castro Alves – EM de Rondon, a convite da professora Rosana Pimentel de Castro Grespan que leciona Sociologia, mestranda da Unespar/Paranavaí, e atualmente está dissertando na área de Diversidade Sexual e Gênero. A palestrante convidada foi a soldado Helen Cristina Ávila Gonçalves pertencente ao 7° BPM de Cruzeiro do Oeste com base no Destacamento da Polícia Militar de Rondon.

Durante trabalho com os/as estudantes do 3º ano do Ensino Médio, a soldado Helen, relatou a história da Polícia Militar do Estado do Paraná e a inserção da mulher na corporação, enfatizando as conquistas das mulheres nos diversos seguimentos de trabalhos da Unidade Militar, demonstrando a superação das dificuldades enfrentadas através da determinação e perseverança.

A professora Rosana Grespan fez o convite a soldado, pois está trabalhando o conteúdo referente ao 3º trimestre que trata de “Questões de Gênero”, e reconhece o diferencial da soldado Helen em relação a participação da mulher nessa função que é território masculinizado, mesmo em meio as conquistas já obtidas dentro da PM. Ainda não há um grande contingente de mulheres exercendo essa função. Que a hegemonia do homem nessa função ainda é grande, mas que gradualmente pode mudar, pois apenas no final do século XIX é que a mulher pode adentrar neste território. A soldado também relatou que já sofreu e sofre preconceito, tem dificuldades como em qualquer outra profissão, afinal é uma profissão machista, mas que ama a profissão que abraçou. Que às vezes em perigo, só reconhece esta situação, quando a mesma está em casa e toma consciência de seus atos.

Através da palestra foi possível uma aproximação da comunidade escolar explicando sobre os Processos Avaliativos e o Curso de Formação necessários para se tornar um Policial Militar, bem como a importância de estar sempre atualizando os conhecimentos.

Os/as estudantes conheceram o currículo profissional e educacional da policial que é invejável. Tem graduação em Pedagogia, 4 pós graduações latu sensu e está cursando doutorado na Argentina. Também enfatizou que dentro da PM são ofertados cursos, nos quais se destaca, sendo que o mais recente foi à aprovação no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) que consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a Escola e a Família.

O objetivo foi o de conscientizar os/as estudantes sobre a importância da carreira militar, a relevância da presença feminina na Corporação e ainda, motivá-los/as a seguir seus sonhos, informando-os/as que por mais difíceis que sejam, “a exemplo de nós militares, com muito esforço e dedicação somos capazes de realizá-los”, disse a soldado Helen.

Durante a fala da soldado Helen, foi perceptivo o entusiasmo que os/as estudantes ouviram a sua trajetória e nas palavras da soldado a mesma se utilizou dos seguintes argumentos: “Frisando que a Polícia Militar é uma instituição de muita responsabilidade e seriedade, na qual ao adentrar a mesma, juramos sacrificar a própria vida em prol da vida do cidadão, se necessário for”.

Nas palavras da professora Rosana, que ficou extasiada com a história desta “mulher” que a representa dentro desse espaço e ao conhecer todo o processo que a mesma percorreu e percorre para estar atuando, disse que foi uma inspiração para todos/as os/as estudantes, pois todo o discurso da soldado Helen era o de perseverar e não deixar que ninguém diga a eles/elas que não podem sonhar com qualquer profissão que seja.

A palestra contribuiu de maneira positiva para demonstrar aos/as estudantes que os estereótipos de gênero são culturalmente construídos e que a soldado Helen rompeu radicalmente com o estereótipo do gênero feminino/sexo: mulher ao escolher a profissão de policial que culturalmente seria delegada ao gênero masculino/sexo: homem.

Um grande exemplo a ser seguido por muitas mulheres!!!