Dia De Campo – Produção Sustentável De Tomate

Publicado em: 27/09/2019 09:11 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Foi realizado na última terça-feira, 24, em Maringá, na propriedade denominada São Sebastião Cavalheiro, da Sra. Meire Cavalheiro, um dia de campo com o tema “Produção Sustentável de Tomate”.

Esse evento, denominado Treino & Visita, é uma metodologia que consiste basicamente em mostrar na prática, todas as etapas de cultivo com o acompanhamento dos extensionistas junto aos produtores assistidos, onde também é apresentado o protocolo de atividades e orientações práticas para o produtor convencional de tomate que tenha interesse em fazer a transição para o cultivo orgânico ou agroecológico.

Os participantes foram divididos em três baterias onde foram discutidos os seguintes assuntos, respectivamente: Manejo Integrado de Pragas e Doenças, Correção e Adubação de Solos e Manejo da Planta Cultivada em Estufa Agrícola.

De acordo com os extensionistas do Instituto Emater Emanuel Sordi e José Aridiano, o método Treino & Visita é uma abordagem, cujo objetivo é aprender-fazendo. No presente caso, foi utilizado a Cultura do Tomate, sendo direcionado para produtores convencionais que tenham interesse em produzir orgânico ou de forma agroecológica, visando a produção de alimentos livre de agrotóxicos, trazendo benefícios para a saúde do consumidor e do agricultor, que manuseia e lida diretamente com esses produtos, melhorando a qualidade de vida de todos os envolvidos, além da possibilidade de acessar novos mercados com produtos de maior valor agregado para aqueles que almejam certificação orgânica. Além disso, os extensionistas, juntamente com o Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza pretendem adotar o método e adaptá-lo para os produtores potenciais de tomate no município.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Rondon, estiveram presentes nesse evento 11 produtores rurais do município. Os produtores rondonenses foram acompanhados pelo Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza e pelos extensionistas do Instituto Emater em Rondon, o Engenheiro Agrônomo Dr. José Aridiano Lima de Deus e o Técnico Agrícola Emanuel Sordi.