Creas Realiza Palestra Em Alusão Ao Dia Internacional Do Idoso

Publicado em: 27/09/2019 08:45 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Envelhecimento saudável, com dignidade e autonomia.

Nesta quinta-feira, 26, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, realizou uma palestra com o tema “Como Envelhecer Saudável”, em alusão ao Dia Internacional do Idoso, que será celebrado no próximo dia 01 de outubro.

O evento foi realizado no Clube do Idoso Reviver em Cristo de Rondon, e contou com a participação do palestrante Dr. Rafael Guelfi Curioni, secretária de Assistência Social Nanci Valloto, coordenadora do CREAS Ana Camila Di Renzo, equipe técnica, coordenadora do CICAR Maysie Regina Iubel e da presidente do Clube do Idoso Elza Marcato.

A Semana do Idoso bem como o Dia Internacional do Idoso, tem por objetivo, além de homenagear as pessoas de mais idade, incentivar a conscientização da sociedade sobre as necessidades das pessoas idosas.

Para isso, os cidadãos e os governantes devem estar cientes sobre os papéis sociais que devem desempenhar, desde o respeito e auxílio aos indivíduos idosos, até políticas e estratégias (nos variados setores) que garantam que as pessoas tenham um envelhecimento com qualidade de vida e dignidade.

Contudo, a palestra ministrada pelo Dr. Rafael Guelfi Curioni levou a esse público informações sobre Como Envelhecer Saudável – através de uma boa saúde mental e espiritual, correlacionadas com atividades físicas e uma alimentação saudável. “É importante que a pessoa idosa tenha sua própria autonomia nas atividades diárias, como caminhar, conversar com os amigos, passear, ir à igreja. Tudo isso é fundamental para se sentirem úteis diante a sociedade, mas lembrando que a família é protetora e deve sempre acompanhar as atividades do/a idoso/a”, concluiu.

A assistente social do CREAS, Elizabeth Moura Larantes, enfatizou a conscientização da violência contra a pessoa idosa levando a esse público informações sobre seus direitos, através desta intervenção.

No final da palestra foi realizado um sorteio com diversos brindes e oferecido um saboroso lanche com tortas, bolos e sanduíches a todos os participantes.