Produtores Rondonenses Participam Do 1º Fórum De Irrigação

Publicado em: 13/09/2019 14:21 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

“Potencialidades da Agricultura Irrigada para o Arenito Caiuá”.

Aconteceu ontem, no Parque de Exposições Presidente Artur da Costa e Silva, em Paranavaí, o 1º Fórum de Irrigação, com o tema “Potencialidades da Agricultura Irrigada para o Arenito Caiuá”. O evento iniciou-se às 08h00 da manhã, com o credenciamento dos participantes e estendeu-se durante todo o dia com palestras técnicas.

Promovido pela Cocamar e o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), o Fórum foi realizado no Recinto Felício Jorge. A Prefeitura Municipal de Paranavaí, a Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e Região, a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e a empresa Lindsay Brasil foram apoiadores do evento.

O evento foi dirigido a produtores rurais e profissionais que atuam na Região Noroeste do Paraná. Foram realizadas palestras com diversas temáticas, como: Manejo de Solos Arenosos (Pesquisador do IAPAR, Jonez Fidalski), Risco Climático e Agricultura Irrigada no Arenito Caiuá (Pesquisador do IAPAR, Daniel Soares Alves), Legislação, outorga, direitos e deveres do irrigante (Eng. Agr. Gláucia Tavares P. de Assis, Instituto das Águas do Paraná), Manejo da Irrigação em Solos Arenosos (Pesquisador do IAPAR, Celso Helbel Júnior), Visão do produtor a partir da irrigação, tecnologia e produtividade (Alfonso Sleutjes, Produtor Rural do Vale do Paranapanema), Importância da organização dos produtores irrigantes (Priscila S. Sleutjes, Eng. Agr. da Associação do Sudoeste Paulista de Irrigação e Plantio na Palha-ASPIPP), Integração Lavoura-Pecuária-Floresta Irrigada (Sergio J. Alves, Pesquisador do IAPAR) e Programa Estadual de Irrigação (Benno Doetzer, Extensionista do Instituto Emater).

O Fórum contou ainda com a presença do Presidente do Conselho Administrativo da Cocamar, Sr. Luiz Lourenço, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Sr. Norberto A. Ortigara, o Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Sr. Márcio Nunes, o representante da Sociedade Civil Organizada, Sr. Demerval Silvestre e a Vice-prefeita de Paranavaí, Sra. Jeanne Maria F. Kato e o Governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, dentre outras autoridades

O governador lançou nesse evento o Programa Estadual de Irrigação, que visa incentivos a adoção da irrigação nos sistemas de cultivos por meio da isenção e redução de impostos, facilidade de acesso à créditos específicos, agilidade na concessão de licença e outorga para uso da água, assistência técnica especializada, etc.

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Rondon, estiveram presentes nesse evento 09 produtores rurais do município. Os produtores rondonenses foram acompanhados pelo Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza e pelo Engenheiro Agrônomo do Instituto Emater em Rondon, Dr. José Aridiano Lima de Deus.