Atenção: como evitar acidentes com escorpião?

Publicado em: 25/07/2019 08:41 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

• Utilizar botas ao andar em locais com matos altos e com materiais acumulados.
  • Usar luvas de couro quando movimentar tijolos, madeira e entulhos.
  • Examinar roupas, calçados, toalhas de banho roupas de camas antes de usá-los.
  • Afastar camas e berços das paredes e não deixar que as roupas de cama encostem-se ao chão.

ORIENTAÇÕES EM CASO DE ACIDENTES

O QUE FAZER?

• Lavar o local da picada com água e sabão.
  • Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo.
  • Se for possível (só se for possível), capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde, pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar diagnóstico.

O QUE NÃO FAZER COM A VÍTIMA DO ACIDENTE

X Não aplicar nenhuma pomada, nem medicamento caseiro no local.

X Não fazer curativo que feche o local, pois pode favorecer a ocorrência de infecções.

X Não fazer compressa com gelo ou água gelada pois elas costumam acentuar a sensação de dor.

X Não cortar, perfurar ou queimar o local da picada.

X Não fazer torniquete para prender a circulação do sangue.

X Não dar bebidas alcoólicas ao acidentado, pois não tem efeito contra o veneno e podem agravar o quadro.

X Não dar medicamento nenhum á vitima até chegar ao serviço de saúde.

Realização: Município de Rondon através da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Vigilância Sanitária.