Reunião Técnica Sobre A Cultura Da Mandioca No Câmpus Do Arenito/Uem

Publicado em: 18/06/2019 08:25 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

No último sábado, dia 15, foi realizado uma Reunião Técnica sobre a Cultura da Mandioca, no Câmpus do Arenito da Universidade Estadual de Maringá, em Cidade Gaúcha. Os temas abordados foram Cultivo Mínimo e Plantio Direto da Mandioca. O evento contou com a parceria dos alunos da disciplina de Extensão Rural do Curso de Engenharia Agrícola e o Instituto Emater de Cidade Gaúcha, na pessoa da extensionista local, zootecnista, Natália Rodrigues.

Na primeira parte do evento os alunos trabalharam os temas Cultivo Mínimo e Plantio Direto da Mandioca. Depois, abriu-se espaço para perguntas e questionamentos, conduzidos pelo extensionista do Instituto Emater, Sr. José Aridiano Lima de Deus. Na sequência, após o intervalo para o café, os participantes foram encaminhados para a parte prática: Qualidade das manivas para plantio e regulagem da plantadeira de mandioca.

“O plantio direto, além de manter o solo sempre coberto, preservando-o, busca recuperar a fertilidade do solo, podendo também aumentar a sustentabilidade dos sistemas de produção de mandioca. Neste evento, os temas propostos foram abordados com propriedade, trazendo a tecnologia e incentivando essa técnica de cultivo, para que o Mandiocultor possa implantá-la sem receios. Foi com a intenção de compartilhar essas informações trabalhadas aqui que convidamos nossos produtores para o evento”, disse o Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza.

Segundo os extensionistas Natália Rodrigues e José Aridiano, a adoção dessa técnica é de grande importância para os solos da Região do Arenito, que são solos naturalmente pobres em matéria orgânica e nutrientes, além de muito susceptíveis à erosão. É possível e recomendável a implantação dessa técnica em áreas de pastagens degradadas, com o objetivo de reverter o processo de degradação destes solos e contribuindo para sua conservação, podendo ainda, ser uma alternativa de rotação de cultura na implantação de sistemas integrados de produção: lavoura-pecuária-floresta.

O evento contou com a participação de produtores da região de Cianorte, além dos municípios de Paraíso do Norte, Santa Mônica e Maringá. Estiveram presentes 8 produtores rondonenses, além do Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza e o extensionista do Instituto Emater em Rondon, engenheiro agrônomo, José Aridiano Lima de Deus.