Rondon Realiza a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em: 11/06/2019 17:11 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O Município de Rondon realizou a sua 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, na tarde desta terça-feira, 11 de junho. O evento teve como tema: “Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?”.

O encontro foi realizado no Salão de Eventos do Sindicato Rural da cidade, cotando com representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA, Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, autoridades municipais, produtores da Agricultura Familiar e a comunidade civil organizada.

A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, com apoio do Município de Rondon e Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS. Durante o encontro foi efetivada uma avaliação da situação do tema no município, avaliadas e aprovadas propostas, e eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada nos dias 5 e 6 de agosto, conforme a publicação na página da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (http://www.agricultura.pr.gov.br/modu…/noticias/article.php…).

O objetivo da conferência foi aproximar a sociedade civil, os produtores da agricultura familiar e os gestores públicos para discutir políticas públicas relacionadas ao direito humano à uma alimentação saudável, digna e de qualidade na mesa do cidadão, comentou o palestrante, Emanuel Sordi, Técnico Agrícola (Biólogo), do Instituto Emater de Rondon.

Durante o evento foi realizada uma palestra com relação ao tema. A conferência discutiu três eixos principais: alimentação como princípio de existir; desafios e possibilidades na construção da política pública; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos. Sordi chamou atenção para a necessidade das pessoas se preocuparem mais com o que consomem, observarem de onde vem o alimento, de qual forma é produzido e destinado à venda, como evitar o desperdício e priorizar os alimentos cultivados diretamente da Agricultura Familiar.

"A conferência é um espaço de suma importância onde se tem a oportunidade de refletir, discutir e traçar propostas de políticas públicas conjuntas com a Sociedade Civil e Poder Público para a construção de uma política de Segurança Alimentar e Nutricional mais eficaz no município”, disse a presidente do CONSEA, Kelly Regina Silva Poloto.

Participaram do evento, a secretária de assistência social, Nanci Valloto, a presidente do CONSEA, Kelly Regina Silva Poloto, o chefe da divisão de agricultura, Aleandro Ferreira de Souza, o presidente da Câmara Municipal, Roberto Scaraboto, o representante da SEAB (Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento) de Cianorte, Francisco Cascardo Neto, o mestre de cerimônias, João Paulo Dorne Calabrezi, vereadores e servidores públicos.