Curso De Formação Inicial Para Agente De Combate Às Endemias Forma 69 Profissionais

Publicado em: 07/06/2019 09:40 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Aconteceu na noite de ontem, 6 de junho, no Salão de Eventos do Sindicato Rural de Cianorte, a cerimônia de Formatura dos 69 alunos do Curso de Formação Inicial para Agente de Combate às Endemias – ACE, Turmas 1 e 2 de Cianorte e Turma 3 de Rondon e Cidade Gaúcha.

O curso teve início no mês de Agosto com término em dezembro e foi oferecido pelo Centro Formador de Recursos Humanos Caetano Munhoz da Rocha, através do Governo do Estado do Paraná em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Prefeituras.

Já para a Turma 3, o curso foi oferecido em Rondon onde participaram ACE de Rondon e Cidade Gaúcha. Teve como facilitadoras do curso, às enfermeiras Eliane Mendes Franco e Miriam Borges de Cidade Gaúcha. Ao todo 25 Agentes de Combate às Endemias participaram do curso de formação inicial, desse total, 8 foram de Rondon, Marta Mello de Oliveira Gomes, Antônio Marcos Gomes, Taís Freitas Juvenal Martins, Maria do Socorro Vieira Barbosa, Geisa Ferreira de Aguiar, Áurea Isabel Willemann Galvão, Paula Thaís Feitosa e Renilda Pereira da Cruz Padovan.

Com carga horária de 400 horas/aula, envolvendo teoria, prática e visitas técnicas, o curso teve por objetivo capacitar os Agentes de Combate às Endemias, para atuar na vigilância, prevenção, controle de doenças e promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do órgão gestor, visando zelar pela manutenção da saúde coletiva. Os profissionais que concluíram o curso estão aptos a execução das ações de controle ambiental das doenças, refletindo positivamente na saúde das comunidades onde atuam. A coordenadora do curso, Sandra Cristina Lima Vieira Santana de Farias, explicou que com o aperfeiçoamento do trabalho os agentes estão capacitados para atender outros tipos de doença e não somente a dengue.

De acordo com a secretária de saúde, Mariney Giacomini, “o Município de Rondon é uma das cidades privilegiadas do Estado do Paraná a realizar a capacitação dos profissionais que trabalham com endemias, fato esse que nos deixam muito felizes, pois quanto mais profissionais habilitados na área, com certeza, teremos mais qualidade em saúde e apoio para ajudar no sistema regional de saúde”.

Segundo o prefeito Ailton Valloto, “mais uma vez Rondon sai na frente, isso é resultado da busca constante de parcerias e de melhorias para nossa população. A capacitação dos servidores é um dos objetivos principais de nossa gestão e que transformam vidas”, enfatizou o prefeito.

Para a chefe da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, a Gestão Estadual tem entre seus objetivos capacitar o cidadão e beneficiar a comunidade com os serviços prestados. Ainda disse: “investir no ser humano é estar convicto de que a somatória dos esforços virão em forma de qualidade em saúde”.

Estiveram presentes no evento o prefeito Ailton Valloto, a secretária de saúde, Mariney Giacomini, a chefe da divisão de saúde pública, Gisele Pereira de Godoy Sella, a chefe da 13ª Regional de Saúde de Cianorte, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, enfermeira e facilitadora do curso ACE, Eliane Mendes Franco, autoridades locais e dos municípios integrantes à regional.