A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Endemias informa a população que o levantamento de índice feito pelos agentes no início do mês de novembro é de 2,1 %, (Risco Médio) muito acima do recomendado pela OMS, que seria de até 1%.
Lembramos também que estamos em um período mais chuvoso, sendo assim os cuidados para combater a proliferação do Aedes Aegypt devem ser redobrados.
Segundo a Chefe de equipe de Endemias a principal ação da luta contra o mosquito é a atuação consciente e permanente da população.
A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis para prevenir focos em qualquer época do ano.
Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Já é sabido que para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios do líquido. No entanto, existem diversas dicas que podem turbinar a prevenção.
Em menos de 10 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:
DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI: Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, o Setor de Combate a Endemias deve ser acionado para remover os possíveis focos/criadouros. Faça sua parte!