MULTIDÃO LOTA CLUBE DO IDOSO NO ARRAIÁ CMEI MENINO DEUS PDF Imprimir E-mail
Qui, 21 de Junho de 2018 10:13

Todas as turmas se envolveram nas apresentações da Festa Junina

Um dos eventos anuais mais esperados pela cultura brasileira é a famosa Festa Junina, tradição essa que o Centro Municipal de Educação Infantil Menino Deus fez questão de abordar e agitar no salão de eventos do Clube do Idoso Reviver em Cristo de Rondon, na noite desta quarta-feira, 20.

A noite do arraiá contou com sete apresentações envolvendo dança e músicas típicas contextualizando a festa junina. As turmas do Infantil 3 E, professoras Cidinha e Isabel, com a música Fogo na Botina, cantor Emílio e Eduardo; do Infantil 3 F, professoras Célia, Rosenir e Karina, com a música Olê, Olá; do Infantil 3 G, professoras Néia e Bety, com a música Pipoca, cantores Mensageiros D’Oeste; do Infantil 4 B, professoras Eliane e Rose, com a música Fogaréu, cantores Chiclete com Banana; do Infantil 4C, professoras Janaína e Regina, com a música Eu Quero um Xodó, cantor Dominguinhos; do Infantil 5 A, professoras Alana e Rosana, com a música Sai do Mato Veiaco, cantores Léo e Raphael e do Infantil 5 B, dos professores Sivaldo e Degilaine, com a música Entra na Arena, cantores Edson e Hudson. No final das apresentações as crianças, familiares e convidados receberam uma embalagem contendo doces típicos como geleia, paçoca entre outros.

“O Arraiá Menino Deus, correspondeu às expectativas da comissão organizadora”, disse a diretora Dórica Gomes da Silva Portela. O objetivo do ‘Arraial’ é estimular e resgatar o espírito cultural folclórico da tradição das Festas Juninas, onde a escola juntamente com os alunos e suas famílias podem participar de danças, além de uma boa convivência entre amigos, conhecidos e familiares.

Como informação nunca é demais, a Festa Junina vem de um tempo bem antigo, lá do tempo dos romanos. Depois que as pessoas tinham colhido suas lavouras, elas faziam uma grande festa em agradecimento a farta colheita. Mais tarde, essa história passou também a homenagear três Santos: Santo Antônio (dia 13), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

Sendo assim, através da arte cultural, também se faz educação. As crianças podem aprender e muito com essa festa, desde a confecção das bandeirinhas, organização das danças, tipo de músicas, comidas típicas etc – todo esse aglomerado de ações promove a educação cultural do indivíduo.

O Arraiá Menino Deus contou com a participação da diretora Dórica Gomes da Silva Portela, do secretário da escola Henrique Brandão, da orientadora pedagógica Ilma Alves de Freitas, do psicólogo Jonathan Khalil Santos Gimenes, da nutricionista Márcia Regina Betin Rosa, da secretária de educação Sueli de Souza de Oliveira, do prefeito Ailton Valloto acompanhado da primeira-dama Nanci Valloto, do mestre de cerimônias Mariano Zanelati, vereadores, professores, convidados e familiares. Já a organização contou com a colaboração de todos os funcionários da escola e colaboradores que juntos ornamentaram o salão e fizeram o cantinho dos instrumentos musicais.

Última atualização em Qui, 21 de Junho de 2018 10:35