Secretaria Municipal de Assistência Social

  • Secretario(a): Nanci Aparecida Sardeto Valloto
  • (44) 36722176
  • assistenciasocial@rondon.pr.gov.br
  • Avenida Rio de Janeiro, 479 - Centro.
  • Segunda a sexta, 8h às 12h - 13h às 17h

Secretaria Municipal de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social é responsável pela Gestão da Política Pública de Assistência Social, através de um conjunto integrado de ações socioassistenciais de iniciativa pública e também da sociedade civil organizada, para o atendimento das famílias em maiores condições de vulnerabilidade no município, com o objetivo da GARANTIA DE DIREITOS. A Secretaria Municipal de Assistência Social contempla três equipamentos:

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que é uma unidade pública responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica, que tem como objetivo o enfretamento das vulnerabilidades e prevenção de situações de risco. Dentre os serviços está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é ofertado de forma articulada e complementar ao trabalho realizado com as famílias, objetivando dentre outras situações o fortalecimento das relações familiares e comunitárias, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

O Centro Integrado da Criança e do Adolescente de Rondon – CICAR, é um equipamento que está referenciado ao CRAS, que também oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, tendo como proposta o desenvolvimento de um trabalho socioeducativo, que busca oportunizar a participação de 60 crianças e adolescentes de nosso município em projetos, oficinas e diversas atividades que são realizadas em contraturno ao horário escolar. Dessas crianças e adolescentes, cerca de 30 participam da Fanfarra Municipal.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de orientação e acompanhamento especializados e continuados aos sujeitos e suas famílias que tenham seus direitos violados. Para isso, envolve um conjunto de profissionais e processos de trabalho que devem ofertar apoio e acompanhamento especializado. O principal objetivo é o resgate dos vínculos familiares e dos direitos violados, potencializando a capacidade de proteção aos membros da família.

Destacamos também, dentre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, o Conselho Tutelar que é um órgão público municipal, permanente e autônomo, não-jurisdicional, essencial e responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo assim, sua proteção integral.

Divisões: CRAS, CREAS, CICAR e Conselho Tutelar.

CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)

Coordenadora: Vanessa Maria do Amaral

- Formação: Bacharel em Psicologia pela UEM de Maringá;

- Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco de Cornélio Procópio; Psicopedagogia Institucional pela UCB - Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro;

- Curso de Capacitação de Perito Examinador de Trânsito pela PUC - Pontíficia Universidade Católica;

- Experiência: 12 anos como Pisicóloga na Área Educacional e Social.

Endereço: Avenida Brasil nº. 2365

Fone: 3672-1637

E-mail: cras@rondon.pr.gov.br

CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)

Chefe da Divisão de Ação Social: Ana Camila Di Renzo

Endereço: Avenida Rio de Janeiro, n°. 479.

Fone /Fax (44) 3672-2176 Ramal 21/22/24

E-mail: creas2012rondon@hotmail.com

CICAR (Centro Integrado da Criança e do Adolescente de Rondon)

SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Chefe do Setor de Coordenação: Maysie Regina Iubel

Endereço: Rua Odílio Padovan, n°. 137 - Conjunto Sabiá.

Fone: (44) 3672-2514

E-mail: peti@rondon.pr.gov.br

Conselho Tutelar

Endereço: Rua Londres, n°. 195 - Centro.

Fone: (44) 3672-1711 / Telefone de Plantão 24 Horas: (44) 98414-1994

E-mail: contutelar_07@hotmail.com


Notícias relacionadas


Voltar