II SEMINÁRIO REGIONAL DE HORTICULTURA PDF Imprimir E-mail
Seg, 21 de Maio de 2018 10:22

Na quinta-feira (17) de maio, onze olericultores rondonenses participaram do II Seminário Regional de Horticultura, realizado na Sociedade Rural no Município de Umuarama.

O evento teve como público-alvo os agricultores familiares das regiões de Umuarama e Cianorte com o tema “Tecnologia Sustentável em Busca de Alimentos Saudáveis”.

A agenda do evento, na parte da manhã, teve a primeira palestra com o assunto “Crédito Rural”, ministrada pelo Sr. Marcos Brambilla, Vice-Presidente e Secretário de Política Agrícola da FETAEP (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná). Brambilla dialogou com os produtores sobre o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que é uma das políticas públicas para o agricultor familiar poder custear a sua safra agrícola ou fazer investimentos na infraestrutura de produção, comprar maquinários, etc. Comentou ainda sobre o Plano Safra 2017/2018, que disponibilizou 30 bilhões em crédito para o público da Agricultura Familiar. Falou também como funciona o SEAF – Seguro da Agricultura Familiar, que é destinado aos produtores pronafistas que acessam o custeio agrícola.

Na sequência, o tema foi “Plantio Direto de Hortaliças”, que teve como palestrante o Sr. Nilson Roberto L. Carvalho, do Emater de Londrina. Carvalho comentou sobre os benefícios do sistema de plantio direto para o solo e relatou a sua experiência no manejo do solo com gramíneas, como a aveia-preta e o milheto, no cultivo de olerícolas, como o repolho. Também falou do cultivo do tomate em sucessão à soja, sistema adotado por um produtor de grãos no município de Faxinal/PR.

No período da tarde, após o almoço, os produtores foram divididos em minicursos, onde cada participante escolheu aquele de seu interesse.

Os minicursos foram: 1) Cultivo de Morango em Bancadas (Nilson Zacarias B. Ferreira, do Emater de Marialva/PR); 2) Cultivo da Pitaya (Nelsa M. C. Stenzel, do IAPAR de Londrina/PR); 3) Comercialização de Hortaliças (Prof. MSc. Ademir Massahiro Moribe, da UEM, câmpus de Maringá/PR) e 4) Pós-colheita de Hortaliças (Karina C. Caparroz, do Senar/FAEP).

Os produtores foram acompanhados pelo Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza.

Última atualização em Seg, 21 de Maio de 2018 10:27