Principal

Mais Destaques...

Prefeitura Municipal de Rondon
ESCOLA CASTELO BRANCO COMEMORA IDEB PDF Imprimir E-mail
Escrito por Elena   
Ter, 21 de Agosto de 2012 15:30

Toda equipe de profissionais - Direção, Equipe Pedagógica, Professores e demais funcionários - da Escola Mun. Mal. Castelo Branco EF-Anos Iniciais de Rondon – PR comemoram o sucesso alcançado no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O IDEB da Instituição tem alcançado e superado as expectativas. Em 2009 a escola pontuou 5,4 e em 2011 obteve 6,3 - meta projetada para o ano 2019!

A Equipe Diretiva, representada pela diretora Letícia Alves Brandão agradeceu a colaboração e parceria da Secretaria Municipal de Educação, representada pela Sra. Maria Sueli Cassoti Scoqui e sua Equipe, também ao Prefeito Ailton Alfredo Valloto e sua esposa.

As palavras da diretora expressaram o que este resultado significa para a comunidade escolar: “Este é o resultado do trabalho de um grupo - Funcionários, Professores, Equipe Pedagógica, alunos e responsáveis - que uniram esforços em prol da educação. A nota do IDEB é o reflexo de uma gestão democrática, participativa, onde as decisões são tomadas no coletivo. Aos professores, em especial, representa um resultado justo e o reconhecimento da capacidade, empenho, planejamento, comprometimento com a qualidade do ensino e confiança na potencialidade dos alunos. Manter este índice é um compromisso, e supera-lo é um desafio que requer determinação de todos para o ano 2013!

 


Última atualização em Qua, 22 de Agosto de 2012 08:02
 
Secretaria de Educação oferta Formação Continuada a Distância PDF Imprimir E-mail
Escrito por Elena   
Seg, 04 de Junho de 2012 15:19

 

 

Continuam abertas as inscrições para o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – que visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Esclareça suas dúvidas sobre este importante Programa.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) quer estimular você a contribuir para a melhoria da qualidade da educação. Por isso, está implementando o Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE (Formação pela Escola), em parceria com estados e municípios.

O que é a Formação pela Escola?

É um programa de formação continuada, na modalidade à distância, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE.

Quem pode participar?

Cidadãos que exerçam funções de gestão, execução, monitoramento, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários dos programas e ações financiados pelo FNDE, bem como profissionais de educação da rede pública de ensino, técnicos, gestores públicos estaduais, municipais e escolares, membros do comitê local do PAR - Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação (Conselho Municipal de Educação-CAE); Conselho de Acompanhamento e Controle Social-CACS do Fundeb) que atuam no segmento da educação básica e qualquer cidadão que tenha interesse em conhecer as ações e os programas do FNDE.

Como é a Formação pela Escola?

A Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de: um módulo de competências básicas, com a temática "FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica", pré requisitado para os outros seis módulos temáticos (PDDE, Pnate, Pli, Pnae, Fundeb e Controle Social para Conselheiros) que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do cursista ou do grupo de cursistas. Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: fase presencial, com oito horas, e fase à distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e máximo de 45.

Como são a avaliação e certificação do curso?

A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: auto-avaliação e avaliação realizada pelo tutor. Ao término do curso, é entregue o certificado de conclusão ao cursista que alcançar aproveitamento em todos os itens do processo de avaliação do Sistema de Informação do Formação pela Escola (SIFEWEB).

Como é o material didático utilizado?

Os cursos contam com material didático em versão on-line, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle). Os textos dos cursos são de linguagem simples e acessível, podendo ser impressos pelo cursista.  Esse material é composto  por caderno de estudo, caderno de atividades e vídeos que auxiliarão o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas, também disponíveis no Portal http://www.fnde.gov.br/, no link Formação pela Escola / Consultas.

Que apoio tem o participante durante o curso?

O cursista é acompanhado por um sistema de apoio á aprendizagem, realizado pelo tutor da Formação, que desempenha o papel de orientar técnico e pedagógico na fase presencial e na de educação à distância. Além disso, o programa conta com a equipe gestora estadual ou distrital, que monitora e avalia as atividades de tutoria e os resultados de execução após o curso.

Como você pode se inscrever?

As vagas são limitadas a 40 alunos por turma. A pré-matrícula é efetivada por meio do formulário que deve ser preenchido com os dados completos do cursista, e a indicação do(s) módulo(s) de interesse.

Maiores informações sobre a pré –matricula na Secretaria Municipal de Educação com Elena Maria Francelin ou na Escola Municipal Marechal Castelo Branco com Sueli de Souza de Oliveira , Tutora Municipal.

Quando será o curso?

O calendário será disponibilizado pela tutoria municipal no momento da confirmação da matrícula.

Participar da Formação pela Escola é integrar-se a uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados a educação. O resultado será a elevação do desempenho dos programas e ações do FNDE em todo o território nacional, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino e do índice de Desenvolvimento da Educação - IDEB.

Lembre-se: as ações e os programas financiados pelo FNDE, somados ao projeto pedagógico, ao Plano de Desenvolvimento das Escolas e ao Plano de Ações Articuladas da educação do seu município podem transformar a educação em nosso país.

Verifique o cronograma dos cursos, a sua disponibilidade e participe!

Última atualização em Ter, 05 de Junho de 2012 08:40
 
Rondon realiza recolhimento de embalagens de agrotóxicos PDF Imprimir E-mail
Escrito por Sandra Vinturilho   
Sex, 11 de Maio de 2012 13:19

 

8

A Prefeitura Municipal de Rondon, em parceria com o Instituto Emater e a ADITA (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária) - unidade de Umuarama, realizaram no dia 08 de Maio de 2012 o recolhimento de embalagens de agrotóxicos no município. Foram coletadas 445 embalagens (incluindo embalagens plásticas, de vidros e pacotes). Desde o ano passado a Prefeitura Municipal vem fazendo esse trabalho, duas vezes por ano; o próximo recolhimento já está marcado para o dia 30 de Outubro de 2012.

Última atualização em Sex, 11 de Maio de 2012 13:21
 
PREFEITO AILTON ASSINA TERMO ADITIVO DO PROGRAMA COMPRA DIRETA (PAA) PDF Imprimir E-mail
Escrito por Sandra Vinturilho   
Qui, 12 de Abril de 2012 16:09

 

No dia 02/04, no Palácio das Araucárias em Curitiba o governador Beto Richa e o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidaria, Luiz Cláudio Romanelli, assinaram nesta segunda-feira (02), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, termo aditivo ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que assegura mais R$ 7,672 milhões para a compra direta de produtos da agricultura familiar, onde o prefeito Ailton Valloto esteve presente.

Na segunda dia 04/04 às 9:00hs na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, reuniu com os produtores integrantes do Programa e o chefe do escritório regional da SETS de Cianorte o Sr. Sidney Rodrigues que falou sobre a nova sistemática do Programa Aquisição de Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, para participar do Compra Direta, o agricultor familiar precisa estar enquadrado no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na ocasião também estiveram presentes a Sra. Nanci Aparecida Sardeto Valloto Diretora do Departamento de Ação Social, o Sr. Aleandro Ferreira de Souza, Engenheiro Agrônomo da EMATER e o Sr. Ademir Romão Venera, Nutricionista do Programa e responsável pela distribuição dos alimentos para as Entidades locais.

Última atualização em Qui, 12 de Abril de 2012 16:14
 
« InícioAnterior291292293294295296297298299300PróximoFim »

Página 295 de 339

Protocolo Oline

Banner

Auto-Atendimento

Banner

Emissao NFSe

Banner
Nós temos 49 visitantes online

Login



Clima Tempo