PREFEITO ROBERTO CORREDATO RECEBE ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL CASTRO ALVES

Publicado em: 20/04/2021 08:37

Nesta segunda-feira (19) estiveram no gabinete do Prefeito Roberto Corredato, o diretor do Colégio Estadual Castro Alves – EM, Luiz Gustavo Zolin, a Professora de Sociologia Rosana Pimentel de Castro Grespan e os alunos representantes do 3º ano A e B do turno matutino de forma presencial, contando com os estudantes de forma remota, por meio do google meet, com a finalidade de participar de uma das etapas do projeto desenvolvido pela professora desde 2010, cujo objetivo é o de conhecer os políticos que tomam decisões sobre a cidade.

O projeto intitulado “Ética na política” coordenado pela Professora Rosana Pimentel de Castro Grespan, visa desnaturalizar pré conceitos de não gostar de política. Na oportunidade a Professora relatou que: “A maioria dos alunos nem conhece o político que vota”. Que sonha um dia ter um aluno que siga na vida política. “Por isso quero desenvolver nos alunos um espírito crítico e despertar neles um interesse pela política” – ressaltou a professora.

O foco do trabalho é em alunos entre 15/16 anos ou mais - do Ensino Médio e fazer com que eles conheçam as dinâmicas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário nas esferas municipal, estadual e federal.

O projeto que está em execução desde 2010 em Rondon, baseado no movimento estadual “Paraná sem corrupção”, inicia-se na teorização que os alunos recebem em referências em sala de aula (neste período de pandemia, por meio do meet). Fazem trabalhos, veem vídeos, conhecem os pensadores e filósofos de referências e contemporâneos. Depois do trabalho teorizado, vão a campo ter contato com os políticos. A professora constatou que os alunos não se interessam por política porque não gostam dos “políticos”, da imagem do político. E que tenta mudar essa imagem colocando os alunos em contato com o prefeito, os vereadores e juízes (quando é possível este contato).

Essa etapa é intitulada O dia do prefeito, onde o aluno tem a oportunidade de ouvir o relato in loco do prefeito, que pontua sua história pessoal, acadêmica e profissional. Na ocasião o Prefeito Roberto Corredato falou sobre os destinos que está traçando para o Município, pautado nas leis que regem a legalidade de suas ações e que tem primado pela gestão participativa.

Os alunos fizeram perguntas ao Prefeito Roberto Corredato por meio do meet, ferramenta utilizada pela educação estadual para levar todo conhecimento planejado pela SEED e executado pelos professores nas escolas estaduais.

Ao término da entrevista com o Prefeito, os Estudantes foram convidados pelo Secretário do Prefeito, Maurilio Galindo Lopes para conhecerem as dependências da prefeitura.

A aula de pesquisa de campo contribuiu enormemente para respaldar os conteúdos trabalhados em sala de aula: Poder, política e estado, uma vez que o Prefeito em sua fala, reafirmou os conteúdos tratados na disciplina de Sociologia.