Primeiro Caso De Dengue É Confirmado Pela Secretaria Municipal De Saúde De Rondon

Publicado em: 14/03/2019 11:27 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Secretaria de Saúde intensifica ações de combate ao Aedes Aegypti

Com o primeiro caso confirmado de Dengue em Rondon, nesta quinta-feira, 14 de março, a Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Combate a Endemias alerta a população para intensificarem nas ações de combate ao mosquito vetor da dengue.

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que, nos primeiros sintomas da doença, a pessoa dirija-se até o Centro Municipal de Saúde NIS I, para receber as primeiras avaliações médicas, e após o diagnóstico inicial seja feita a notificação. Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores articulares, musculares e de cabeça, manchas avermelhadas na pele e indisposição.

De acordo com a Chefe do Setor de Combate a Endemias, Renilda Pereira Padovan, à população precisa atentar-se as orientações diárias fornecidas pela equipe de endemias e veículos de comunicação divulgadas pela prefeitura municipal, informações que são cruciais para evitar o criadouro e a proliferação do mosquito da dengue. “A princípio entraremos com uma ação emergencial de pulverização estratégica de inseticida nas localidades com maiores índices de foco do Aedes – Centro (Próximo ao Colégio Estadual Castro Alves) e aos redores da Avenida Minas Gerais (próximo ao trevo de Rondon a Guaporema)”, concluiu Renilda.

Ainda segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é necessário combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença não acumulando água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A população precisa continuar, de forma permanente, com a mobilização do combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti, afirmou a Gisele Pereira de Godoy Sella, chefe da divisão de saúde pública.

O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.

Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte! #CombateAedes