Saúde informa que não possui caso notificado de Coronavírus em Rondon e alerta para o cuidado com Fake News

Publicado em: 22/03/2020 15:56 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Devido ao surgimento do novo Coronavírus e a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Rondon alerta à população para que tenha “cuidado com a propagação de Fake News”. Segundo informações repassadas pela Saúde na tarde deste domingo, 22 de março, Rondon, NÃO POSSUI casos notificados de Coronavírus/COVID-19, conforme a definição de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A partir desta segunda-feira, 23 de março, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará o Boletim Diário com os dados verídicos do Município. Não serão ocultados nenhuma informação dos profissionais diante a população. Somente os dados divulgados pela Prefeitura e Secretaria de Saúde serão confiáveis, afirmou a pasta.

A Pasta ressalta que o Município está preparado para o atendimento de possíveis casos, conforme protocolo do Ministério da Saúde. O Município oferece um serviço de esclarecimento de informações e orientações para a população pelos telefones (44)3672-1100 / (44)3672-1383 / 3672-2698 (de segunda a sexta-feira).

O Ministério da Saúde e a Secretaria da Saúde do Estado do Paraná disponibilizam informações relevantes sobre o Coronavírus, bem como atualizações dos casos da doença no País e Estado, no site do Ministério da Saúde - https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus e no site da SESA - http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php…

Aplicativo Coronavírus

Como parte da campanha de prevenção ao Coronavírus, o Ministério da Saúde lançou um aplicativo para iOS e Android com informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das Unidades de Saúde.

O aplicativo Coronavírus - SUS pode ser baixado gratuitamente para smartphones nas seguintes páginas da Play Store e App Store. O programa ocupa menos de 10 MB no sistema da Google e é compatível com dispositivos mais antigos, incluindo aparelhos rodando Android 4.4. Já nos iPhones é necessário ter um espaço livre de 33,8 MB e iOS 9.0 ou superior.

Medidas de Prevenção

- Lavar sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto;
- Usar sempre álcool em gel 70%;
- Não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);
- Mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem, coma verduras e frutas e beba bastante água