Prazo para alistamento militar obrigatório já iniciou

Publicado em: 07/01/2020 17:20 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar. As inscrições iniciaram na quarta-feira (1º), e pode ser efetivada on-line. Para executar o procedimento, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais.

É importante deixar claro que todo jovem que não fizer o alistamento militar obrigatório fica com uma dívida pendente para com o país. Nesse caso, como cidadão, o jovem fica impedido de exercer certas atividades e até mesmo aproveitar alguns serviços públicos, como, por exemplo:

• Se inscrever em concurso público;
  • Tirar ou renovar o passaporte;
  • Rezar provas ou se matricular em alguma instituição de ensino superior;
  • Obter a carteira profissional;
  • Trabalhar como associado ou profissional em várias instituições;
  • Exercer cargos públicos;
  • Receber prêmios do Governo.

O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira, na Agência do Trabalhador de Rondon/Junta do Serviço Militar, que fica na Avenida Rio de Janeiro, 479 (ao lado da Secretaria Municipal de Assistência Social). Entre os documentos necessários para se alistar estão a Certidão de Nascimento ou Casamento (original), RG ou Carteira de Motorista, CPF, e comprovante de endereço.

IMPORTANTE: o atendimento pessoal aos interessados será a partir do dia 13 de Janeiro, na Agência do Trabalhador.

Após concluir o processo de alistamento, o candidato será informado sobre cada etapa da seleção pelo e-mail informado no ato da inscrição. Em caso de dificuldades de acesso ao endereço on-line, o candidato deve procurar a Junta do Serviço Militar do município que foi relocada na Agência do Trabalhador de Rondon. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3672-1547.

Quem perder o prazo para fazer o procedimento, deve comparecer à Junta do Serviço Militar e pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o alistamento militar.

Acesse e saiba mais: https://www.defesa.gov.br/noticias/64353-prazo-para-alistamento-militar-comeca-nesta-semana.