Manter o quintal limpo evita avanço do mosquito Aedes aegypti

Publicado em: 06/01/2020 13:59 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

As chuvas recentes colaboram e muito para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre Amarela e Zica Vírus, claro, se houver descuido por parte da população. Então é necessário a existência de uma força tarefa entre todas as camadas sociais, sem exceção.

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Setor de Combate a Endemias vem alertando constantemente sobre os cuidados/maneiras que podemos vencer o Aedes aegypti, como colocar pneus em locais fechados e/ou cobertos com lona plástica, deixar as garrafas viradas de boca para baixo, recolher os matérias suscetíveis ao acúmulo de água, executar roçadas em terrenos baldios (bem como as limpezas necessárias), utilizar areia nos pratinhos de floreiras, limpar as caixas d’água e mantê-las bem fechadas entre outros cuidados.

Não custa nada também, batermos palmas e pedir educadamente para que o vizinho se desfaça ou pelo menos esvazie o que demonstrar perigo. Afinal, somos fiscalizadores do nosso município, e queremos viver muito e com saúde. Precisamos enxergar, além do nosso, devemos sim, cuidar e cobrar o vizinho, pois um quintal sujo é capaz de levar a doença para diversas pessoas da mesma região.

Desta maneira podemos vencer o Aedes aegypti e evitar Postos de Saúde e Hospitais cheios.

NÃO vamos deixar a situação agravar para darmos um BASTA!

Rondon sem Dengue!