Dia D: Mobilização Nacional de Combate Contra o Aedes aegypti

Publicado em: 02/12/2019 09:46

Chegada do verão aumenta o sinal de alerta contra a Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Nesta segunda-feira, 02 de dezembro, é celebrado o Dia D de Mobilização Nacional Contra o Aedes aegypti. O verão está chegando, e com ele também aumenta a quantidade de alertas de prevenção ao surto de dengue. Por esse ser um período quente e com frequentes pancadas de chuva, a velocidade de reprodução do mosquito Aedes aegypti é ampliada. Além da dengue, existe o temor pela zika, chikungunya e febre amarela.

Por isso, o Município de Rondon através da Secretaria Municipal de Saúde e Setor de Combate a Endemias está reforçando por meio da campanha, a fim de combater os possíveis focos de infestação e aumentar a conscientização dos munícipes. Na ocasião, os agentes de endemias entregaram panfletos nas escolas e comércios com dicas para combater os mosquitos.

É necessário que a limpeza nos quintais e recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito sejam constantes. "No período do verão a temperatura é mais alta e temos picos de chuva. Isso faz com que a transformação de um mosquito para a fase adulta leva em média 14 ou 15 dias", explicou Renilda Pereira Padovan.

Participaram da mobilização a secretária de saúde, Mariney Giacomini, a chefe do Setor de Combate a Endemias, Renilda Pereira Padovan, funcionários da saúde, a coordenadora do Centro Integrado da Criança e do Adolescente de Rondon (CICAR), Maysie Regina Iubel, e alunos.