Sindicato Rural Realizou Formatura Do Programa JAA

Publicado em: 28/11/2019 08:28 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Curso criado pelo SENAR-PR, visa preparar os jovens para que se tornem empreendedores e orientá-los a buscar um futuro de realizações.

O Sindicato Rural de Rondon realizou na noite da última quarta-feira (27), no Auditório de Eventos, a entrega do Certificado Simbólico para os 25 jovens da 7ª Turma do Curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) – Módulo Gestão do Agronegócio, do Município de Rondon. O programa foi realizado pelo Sindicato Rural de Rondon, SENAR, FAEP e Prefeitura Municipal.

Com aproximadamente 4 meses de curso numa carga horária de 144 horas, o programa Jovem Agricultor Aprendiz foi formatado pelo SENAR diante da necessidade de levar aos jovens do meio rural treinamentos e aprendizagens profissional rural (projetos agrícolas, industriais entre outros). Em Rondon, a capacitação atendeu jovens de 14 a 18 anos, inseridos no contexto de atividades agrossilvipastoril, disse o presidente do Sindicato Rural, Irimal Basso.

O supervisor regional do SENAR, Jean Carlo Carraro, destacou que o programa Jovem Agricultor Aprendiz forma jovens conscientes e preparados para as oportunidades no campo, atendendo as necessidades no meio rural, qualificando para geração de emprego e renda, priorizando a sucessão familiar e a permanência no campo.

“Seja melhor naquilo que faz e pode ter certeza que o mercado de trabalho irá recebê-los de portas abertas”, enfatizou o prefeito Ailton Valloto. O Município de Rondon sempre contribuirá para que os jovens agricultores tenham suporte técnico de qualidade e o suficiente para aplicarem em suas produções, finalizou o prefeito.

Na oportunidade foram parabenizados os alunos: 1º lugar: Giuseppe Salvatori Napoli; 3º lugar: Lucas Daniel Fogaça Figueiredo e 5º lugar: Esthefany Carolina da Silva, estes premiados pelo programa AAJ (Aprendizagem de Adolescentes e Jovens), JAA (Jovem Agricultor Aprendiz), a nível estadual (olímpiadas rurais), em Pinhais-PR, no dia 22 de novembro, onde se destacaram em projetos, desafios e circuitos de atividades ligadas ao contexto rural com mais 105 participantes de ambas as categorias, divididos em 15 equipes.

Em seguida ocorreu o discurso da representante de turma da manhã e tarde, aluna Adriele Jaqueline Santos Pedro, que agradeceu aos envolventes do programa e a instrutora pelos ensinamentos compartilhados. Por fim, a instrutora Maria Cecília emocionada enfatizou que a semente do conhecimento foi inserida em cada jovem, e que a partir de agora todos estão aptos à evolução.

Participaram do evento: presidente do Sindicato Rural, Irimal Basso; vice-presidente do Sindicato Rural de Rondon, Orlando de Paula Júnior; prefeito Ailton Valloto; chefe da divisão de ensino fundamental, Sueli de Souza de Oliveira; supervisor regional do SENAR-PR, Jean Carlo Carraro; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon, Claudemir Domingos Lansa; instrutora do curso, Maria Cecília dos Santos; diretor do Colégio Estadual Castro Alves, Edemir Trentini e o diretor do Colégio Estadual Almirante Barroso, Mariano Vergílio Zanelatti.