1º Encontro de Produtores de Leite da Região de Cianorte

Publicado em: 11/11/2019 08:06 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Com o objetivo de fortalecer a Cadeia Produtiva do Leite na região, foi realizada na última quinta-feira, 07 de novembro, o 1º Encontro de Produtores de Leite da Região de Cianorte. O evento foi realizado no Sindicato Rural de Cianorte e contou com a presença de diversas autoridades políticas e profissionais deste segmento. Sendo uma realização do Governo do Estado em parceria com o Instituto Emater, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná-ADAPAR e a Prefeitura Municipal de Cianorte.

Foram abordados temas sobre as Instruções Normativas nº 76 e nº 77/2018 com a Médica Veterinária da ADAPAR, Leyd Dantas Juliani, que orientou os produtores sobre a legislação vigente. A segunda palestra foi proferida pelo médico veterinário da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Maicon Puertas S. da Silva, que destacou a importância da correta coleta de amostras, bem como a análise individual do rebanho no controle da contagem de células somáticas (CCS). Ao final, o médico veterinário da HIPRA, Robson Stellato comentou sobre os diferentes métodos de controle da CCS.

Segundo o Chefe da Divisão de Agricultura do Município de Rondon, Aleandro F. de Souza, “esse tipo de evento é de extrema importância para capacitação dos produtores que buscam se atualizar dentro da cadeia produtiva do leite, visando melhorias na atividade que desempenham, bem como na qualidade do leite, para se tornarem cada vez mais competitivos no mercado”.

A Prefeitura Municipal de Rondon disponibilizou transporte para os bovinocultores de leite do município interessados no evento. Foram 16 produtores rondonenses participantes, sendo acompanhados pela Médica Veterinária do Município, Egislaine Guimarães Ciarini, os extensionistas do Instituto Emater em Rondon, a Médica Veterinária Mariana Lopes M. de Paiva e o Engenheiro Agrônomo Dr. José Aridiano Lima de Deus. Estiveram presentes também no evento o presidente da Câmara Municipal de Rondon, Roberto Scaraboto, e o Sr. Aristides Nicola, Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Rondon e Guaporema.