Usaçúcar Lança A 8ª Edição Do Projeto Semeando O Verde Em Rondon

Publicado em: 06/11/2019 16:29 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Lançamento do Semeando o Verde envolveu alunos dos 4os anos do período matutino e vespertino.

Nesta quarta-feira, 06, de novembro, no Salão de Eventos da Igreja Matriz, a Usina Santa Terezinha – Unidade de Rondon, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, realizaram a abertura oficial da 8ª edição do “Semeando o Verde”, com o tema: “A minha, a sua e a nossa atitude pode contribuir com um futuro sustentável”.

Através de atividades educativas, lúdicas e culturais em comemoração ao Dia da Árvore que ocorreu em setembro, o projeto Semeando o Verde envolve alunos do Ensino Fundamental do 4º Ano de escolas da rede pública municipal, estimulando nas crianças uma consciência voltada à preservação do meio ambiente e arborização dos municípios.

Por meio do mestre de cerimônias Edson Antonio Bertanha (Supervisor Administrativo), foram convidados a compor a mesa de honra, o Mario Sergio (Diretor do Cluster Centro), o Maucir Campaner (Gerente Industrial/USAÇÚCAR), o Felix Luis Cobari (Gerente Agrícola), o prefeito Ailton Valloto, a Daniele Maria Candido (representando o Sindicato dos Trabalhadores), o João Paulo Dorne Calabezi (Chefe da Divisão de Cultura), a Dâmaris Macedo Napoli (Diretora da Escola Municipal Marechal Castelo Branco), que também estava representando a Chefe de Educação, Sueli de Souza de Oliveira, além de registrarem presença a coordenadora do projeto Semeando o Verde da USAÇÚCAR/Rondon, Grasielly Magalhães Casagrande (Assistente Social da USAÇÚCAR), funcionários, alunos e professores. Logo após ocorreu o Hino Nacional e o pronunciamento das autoridades.

De acordo com o prefeito municipal, Ailton Valloto, “o projeto Semeando o Verde oferecido pela Usina é muito importante, pois oferece aos nossos alunos da rede municipal de educação, a conscientização da preservação da natureza, levado por meio do concurso, complementando o projeto com o plantio de árvores", frisou o prefeito.

Na oportunidade teve uma palestra educativa com a Psicóloga Mayara Caroline da Silva, envolvendo vários temas relacionados a cana-de-açúcar, bem como seus diversos produtos, processos industriais, derivados, preservação do meio ambiente, entre outras. Em seguida, contou com um delicioso lanche servido para todos os alunos, professores, funcionários e autoridades presentes.

Contou com a presença do grupo de violão da Divisão de Cultura, do professor Anderson Nascimento no período da manhã e do grupo de violão do professor André de Matos Santana no período vespertino.

Será realizado o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas com os alunos dos 4os anos em áreas de reflorestamento do município. As atividades estarão sendo realizadas no dia 22 de novembro de 2019, onde também acontecerá a premiação na categoria História em Quadrinhos para os alunos e seus professores.

Após a premiação cada aluno(a) premiado(a) em 1° lugar e seu professor(a) orientador(a) farão uma experiência [visita técnica] em um local de preservação ambiental definido pela USAÇÚCAR. E na Fase Regional: Cluster UST - Categoria: Escola Vencedora Por Cluster, também receberá uma premiação.