Alimentação Saudável É Tema De Palestra No Cmei Francisco Sella

Publicado em: 12/09/2019 17:08 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

Nesta quinta-feira, 12, a nutricionista Márcia Regina Betin Rosa ministrou uma palestra para os alunos do CMEI Francisco Sella falando da “importância dos alimentos saudáveis na infância”.

Márcia falou aos alunos dos malefícios do açúcar, gorduras e do sal. O consumo excessivo do sódio contido no sal pode provocar doenças como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais (AVC, ou derrame) e hipertensão. O excesso de gorduras saturadas também aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas, entupimento das veias do coração e obesidade, enquanto o açúcar pode facilitar o aparecimento de problemas que vão da cárie dentária à obesidade e ao diabetes. Ressaltou também o malefício dos alimentos industrializados (como açúcares, sal, óleos, gorduras e ingredientes de uso exclusivo das grandes indústrias, como conservantes, corantes, emulsificantes) e ultra processados (biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, achocolatados, cereais matinais e outros).

Colocou para as crianças a grande importância da alimentação saudável a base de frutas, verduras, hortaliças e ingestão de água.

Foi observado em bate-papo com as crianças que grande parte relatam hábitos familiares de prática de bebidas alcóolicas, refrigerantes, sucos industrializados, substituem refeições por macarrão instantâneo, chips e bolachas recheadas, e isto mostra uma grande preocupação por parte da escola.

A nutricionista Márcia Regina Betin Rosa trabalha com a alimentação das Escolas do Município de Rondon dentro do que a legislação e o Conselho Federal de Nutrição exige para cada faixa etária, conforme as necessidades nutricionais. Crianças que frequentam período integral ingerem 70% do valor diário e crianças que frequentam o período parcial ingerem 50% do valor diário, sendo que este valor diário aumenta a porcentagem, pois também é oferecido frutas variadas como sobremesa.