Projeto De Conservação De Minas É Realizado Em Rondon

Publicado em: 09/06/2019 13:20 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O Instituto Emater juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveram na sexta-feira, 7 de junho, uma capacitação aos produtores e trabalhadores rurais sobre “Proteção de Nascentes”, em Rondon. O curso foi ministrado pelo técnico Leônidas de São Tomé, na Fazenda Maré Mansa, cedida pelo gestor e proprietário Sr. Hélio Pimenta, e visa capacitar produtores para proteger e gerir a água de forma sustentável, com foco na produção e qualidade do recurso.

Considerando a preocupação em evitar a escassez, o curso surge como um aliado importante, já que, melhorando a qualidade da água, sua quantidade também aumenta. A capacitação envolve a parceria entre o conhecimento técnico ofertado gratuitamente pelo Instituto Emater e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rondon, e como contrapartida, os proprietários fornecem materiais para construção e manutenção da proteção das nascentes. O projeto visa preservar as nascentes presentes em todo o território do Município de Rondon.

Para que o trabalho tenha continuidade após o curso, o técnico do meio ambiente, Pedro Monteiro, explica que não basta recuperar a nascente – o produtor deve também adotar práticas agrícolas que previnam a ocorrência de erosão e assoreamento, assim como de contaminação da água.