Rondon Realiza a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social

Publicado em: 30/08/2019 15:44 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

A Conferência contou com amostra dos trabalhos realizados nas Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

O Conselho Municipal da Assistência Social – CMAS, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Rondon, realizou a 13ª Conferência trazendo como tema central “Assistência Social: Direito do povo, com financiamento político e participação social”. O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, 30, na sede do Rotary Club de Rondon.

A secretária da Assistência Social, Nanci Valloto, deu início a Conferência agradecendo a presença de todos, e ressaltou a importância da realização deste evento. “Temos que lutar por nossos direitos, e mostrar que a união faz a diferença, assegurando aquilo que nos foi garantido pela constituição, debatendo e elaborando propostas capazes de transformar para melhor a vida das pessoas”.

A Chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos de Cianorte, Adriana Macedo Ávila, destacou a importância em realizar as Conferências, são momentos únicos e valiosos, é um espaço de mobilização e participação social para que possa melhorar ainda mais os serviços prestados pela Assistência Social. Na ocasião, parabenizou o trabalho que a Secretaria e o Município vem realizando em prol aos munícipes.

A Conferência atua como alicerce para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), garantindo a implementação das políticas públicas voltadas para quem mais precisa, ressaltou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Andressa Maria do Amaral Toledo.

O prefeito Ailton Valloto esteve presente e parabenizou a secretaria e às equipes pelo trabalho em rede, enaltecendo a importância das conferências como momento primordial de partilha e mobilização social para construção de um futuro melhor, levando à conhecimento do Governo Estadual.

Na oportunidade aconteceu uma apresentação de dança, dos alunos do professor Valter Almeida, integrantes ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV.

A palestra magna acerca do tema da conferência foi ministrada pela Pedagoga e Técnica na Diretoria de Desenvolvimento Social da SEJUF, de Curitiba, Adriana Santos de Oliveira. Em seguida, houve a discussão nos três eixos norteadores para a elaboração de propostas, sendo: 1) A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado; 2) Política Pública tem que ter financiamento público; e 3) A participação popular garante a democracia e o controle social.

Foram realizados grupos para discutir e elaborar propostas a fim de melhorar cada vez mais o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e eleição para delegado e suplente para representar o Município de Rondon, durante a Conferência Estadual.

Também participaram do evento, a técnica do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos de Cianorte, Rosa Maria Rodrigues, a chefe da divisão de ensino fundamental, Sueli de Souza de Oliveira; a coordenadora do CRAS, Vanessa Maria do Amaral, a coordenadora do CREAS, Ana Camila Di Renzo, a coordenadora do CICAR, Maysie Iubel, secretários municipais, diretoras, chefes de divisões, membros de conselhos municipais, entidades e organizações não governamentais.