Professora e Alunos Desenvolvem Livro de Fábulas

Publicado em: 10/07/2019 16:36 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O uso das Fábulas no Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental

Num propósito de trabalhar o gênero textual “fábulas”, no desenvolvimento de ensino e aprendizagem das crianças do 3° ano “E”, da Escola Municipal Marechal Castelo Branco – Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a professora Silvana Biolo desenvolveu juntamente com seus alunos histórias de caráter instrutivo, onde a criança pode mergulhar no mundo da imaginação buscando ideias capazes de transformar e melhorar o mundo com pequenas atitudes.

Segundo a professora Silvana Biolo “trabalhar com o gênero textual fábulas é muito prazeroso, pois toma por base histórias populares de alguns fabulistas famosos como Esopo e Jean de La Fontaine”. Os alunos do 3° ano E puderam adentrar no admirável mundo das fábulas, onde os animais falam e agem como seres humanos, cheios de virtudes, valores, sentimentos etc.

Após passar por momentos de conhecimentos e compreensão dos elementos desse tipo de narrativa, os estudantes foram incentivados a produzir suas próprias fábulas, considerando temáticas pertinentes ao contexto escolar e ao ambiente onde vivem (meio ambiente, trabalho, educação, bullying, assédio, alcoolismo, respeito às diferenças, preconceito, saúde, entre outros), buscando sempre levar aos colegas, ensinamentos, visando atitudes possíveis para melhorar o mundo.

Passando por etapas de produção distintas (em trios, depois em duplas e individualmente), os alunos escreveram pequenas histórias com teor riquíssimo para o nível/série que estão inseridos. Após orientação e correções gramaticais e estruturais os textos foram digitados em um livro. O exemplar foi reproduzido e encadernado a fim de que cada aluno pudesse usufruir de suas histórias, bem como das fábulas de seus colegas.

Alguns textos foram selecionados, os estudantes confeccionaram máscaras dos personagens referidos e também vivenciaram através da dramatização, as histórias por eles criadas. Todos os alunos participaram com empenho e o resultado foi fantástico.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Aos profissionais que incentivaram e/ou contribuíram para a conclusão desse trabalho com êxito (equipe pedagógica e diretiva, chefe da divisão de ensino fundamental, professores e auxiliares, Mayara, Iva, Rosemar e Cidinha, os sinceros agradecimentos da professora Silvana Biolo e dos alunos do 3° ano “E”.