Município De Rondon Retira Milhares De Embalagens De Agrotóxicos Do Meio Ambiente

Publicado em: 04/06/2019 17:02 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

O Município de Rondon através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realizou nesta terça-feira, 4 de junho, uma Coleta de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em parceria com a ADITA – Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, empresa com sede na cidade de Maringá e com mais duas unidades em Umuarama e Campo Mourão.

O prefeito Ailton Valloto esteve acompanhando a coleta juntamente com o técnico do meio ambiente, Pedro Monteiro, e o analista ambiental da Adita de Umuarama, Phelipe Martins Fedre, onde teve a participação de vários produtores rurais que levaram as embalagens vazias para o devido descarte.

Visando a conscientização e a importância da campanha, a Divisão do Meio Ambiente entregou para os duzentos primeiros produtores rurais uma muda de árvore nativa como forma de agradecimento e responsabilidade com o meio ambiente.

Segundo o analista ambiental da Adita de Umuarama, Phelipe Martins Fedre, com o descarte correto das embalagens de agrotóxicos vazias que antes eram utilizadas para armazenar produtos químicos, ou seja, defensivos agrícolas para o controle fitossanitário de pragas e doenças das culturas exploradas economicamente, bem como da eliminação de plantas daninhas, diminui drasticamente o risco de contaminação de córregos e do solo, contribuindo de maneira positiva com o meio ambiente. Também favorece a diminuição dos riscos de intoxicação dos produtores rurais e seus familiares por conta dos resíduos de agrotóxicos, concluiu.

Essa ação vai de encontro com os princípios da Administração visando a divulgação e orientação aos produtores rurais com relação à coleta, além do armazenamento e o descarte correto das embalagens vazias de agrotóxicos, afirmou o técnico do meio ambiente, Pedro Monteiro.

O prefeito Ailton Valloto disse “que os cuidados com o meio ambiente é uma constante ação da Administração Municipal e temos o dever de continuar trabalhando juntamente com os nossos agricultores a fim de conscientizá-los sobre a importância da coleta das embalagens de agrotóxicos”.

Ao todo foram coletadas 186 embalagens plásticas de 20 litros, 14 embalagens plásticas de 10 litros, 458 embalagens plásticas de 5 litros, 338 embalagens plásticas de 1 litro e 288 embalagens plásticas de 400 ml. Também foram coletadas mais 386 unidades de embalagens de pacotes diversos e 1 embalagem de vidro de 1 litro.

Estiveram auxiliando nos trabalhos o chefe da divisão de agricultura, Aleandro Ferreira de Souza, a médica veterinária da Emater/Rondon, Mariana Paiva, a médica veterinária da PMR, Egislaine Ciarini. Também contou com a visita do supervisor da Bratac, Sidnei Faune.