Palestra Show Alerta Sobre Violência Sexual Contra Crianças E Adolescentes

Publicado em: 21/05/2019 16:53 | Fonte/Agência: Prefeitura Municipal de Rondon

A Administração Municipal de Rondon por meio da Secretaria de Assistência Social, CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar promoveu nesta terça-feira, 21, no Clube do Idoso Reviver em Cristo, diversas sessões de Palestra Show, com o Prof. Vilson Cechetti e Equipe, da cidade de Campo Erê – Santa Catarina, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que ocorreu no dia 18 de Maio.

A mobilização tem como princípio chamar atenção da sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes em todo o Brasil.

O tema foi abordado de forma lúdica e totalmente voltado aos alunos da rede municipal e estadual de Educação (CMEI Menino Deus, CMEI Francisco Sella, Associação Escola Passos do Saber, Escola Municipal Marechal Castelo Branco, Escola Municipal do Campo Agrupada de Bernardelli, Escola Rosa Azul e Colégio Estadual Almirante Barroso).

Conforme a secretária de Assistência Social, Nanci Valloto, o intuito do evento é informar, sensibilizar e chamar a atenção de toda a sociedade para o enfrentamento e a defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, protegida e livre do abuso e da exploração sexual, informando-as de como buscar ajuda em caso de necessidade”, enfatizou.

Além da prevenção, a chefe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Ana Camila Di Renzo, ressaltou que o combate a essa realidade exige que os casos sejam denunciados. “Por isso, quem souber de algum caso de violência sexual infantil ou de adolescente, comunique imediatamente o Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, Professor/a, Direção Escolar ou alguma pessoa de confiança que possa denunciar a violência ou ligar para o Disque Denúncia Nacional, de número 100 ou pelo Disque Denúncia Municipal (44) 3672-1711/(44) 98414-1994”, finalizou.

O CREAS, CMDCA e Conselho Tutelar realizaram durante essa semana panfletagem nos Comércios, Clube do Idoso, Setores Públicos (Assistência Social, CRAS, Escolas, Centro Municipal de Saúde etc) abordando a importância do tema e a conscientização da população.

Participaram do evento o prefeito Ailton Valloto, secretária de Assistência Social, Nanci Valloto, chefe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Ana Camila Di Renzo, chefe do Centro de Referência de Assistência Social, Vanessa Amaral, chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Sueli de Souza de Oliveira, chefe da Divisão de Cultura, João Paulo Dorne Calabrezi, diretoras, professores, educadores sociais, assistentes sociais e conselheiros tutelares.