ESCOLA CASTELO BRANCO REALIZA CULMINÂNCIA DO “PROJETO MEIO AMBIENTE: RECICLAGEM DE LIXO” PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrador
Ter, 15 de Dezembro de 2009 21:00

No decorrer deste Século a interação entre os homens e o ambiente ultrapassou a questão da simples sobrevivência. Para atender as necessidades humanas o homem de forma inconsciente e ignorante tem agido desordenadamente, retirando, consumindo, e descartando, pois ele tem dificuldade em estabelecer o seu limite de crescimento, assim como para relacionar-se com outras espécies e com o próprio planeta Terra. Diante deste quadro caótico, fica evidente a importância de sensibilizar os seres humanos para que ajam de modo responsável e consciente, objetivando a conservação de um ambiente saudável não só no presente, como também para o futuro.
Diante de tais constatações, cabe à escola o papel de sensibilizar seus educandos na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies do planeta, orientando-os a analisar criticamente os princípios que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. Tendo a clareza que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional, evitando o desperdício e considerando a reciclagem como uma medida preventiva, ou seja, processo vital para a preservação da vida na Terra.
Ciente destes fatos, durante todo este ano letivo a Escola M. Mal. Castelo Branco E.F. de Rondon desenvolveu com seus alunos e toda comunidade escolar o “Projeto Meio Ambiente: Reciclagem de Lixo” houve envolvimento e participação maciça dos alunos, pais e da comunidade escolar ao longo do ano.
Além atividades educativas de conscientização, o “Projeto” consistiu basicamente na realização da coleta seletiva de lixo reciclável na escola, em que o lixo arrecadado pelos alunos foi vendido e os recursos levantados investidos em livros de Literatura Infantil, enriquecendo ainda mais o acervo bibliotecário deste Estabelecimento de Ensino, incentivando assim a prática da leitura pelos educandos.
Nesta sexta feira dia 11/12/2009 a Escola realizou a Culminância do Projeto efetuando a Premiação dos alunos participantes. Este evento foi prestigiado por pais, membros da APMF, Conselho Escolar, pela Diretora do Departamento de Educação - a Profa Sueli Cassoti Scoqui, Pedro Monteiro Técnico do Meio Ambiente e membro do Conselho Escolar que durante o desenvolvimento do projeto foi grande parceiro e colaborador da Escola Castelo Branco através do Departamento do Meio Ambiente. A Direção, Equipe Pedagógica e alunos agradecem ao Prefeito Ailton, ao comércio em geral, aos membros do Conselho Escolar, à APMF pela doação dos prêmios e a todos que acreditaram nesta iniciativa, pois é por meio de pequenas ações que mudaremos nossa realidade e contribuiremos para a transformação da sociedade como um todo.

Última atualização em Sex, 26 de Março de 2010 10:34