Principal - Secretarias
Município de Rondon faz adesão ao Programa Escola Ativa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Sandra Vinturilho
Seg, 03 de Outubro de 2011 14:17

A Secretaria Municipal de Educação através da Secretária Municipal de Educação Maria Sueli Casotti Scoqui, informa que aderiu ao Programa Escola Ativa, do Ministério da Educação. Este Programa objetiva a capacitação de professores e dirigentes municipais para qualificação do atendimento das escolas do campo, beneficiando assim a Escola Rural Municipal Agrupada de Bernardelli – Ensino fundamental.

O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo.

Uma das principais estratégias é implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitação dos professores e tem por objetivos:

Ofertar às classes multisseriadas uma metodologia adequada com custos mais baixos que a nucleação;

Atender o aluno em sua comunidade, conforme prescreve a Resolução Nº. 1, Art. 6º do CNE de 03 de abril de 2002, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas escolas do campo;

Promover a equidade;

Reduzir as taxas de evasão e de repetência nas escolas multisseriadas;

Corrigir a distorção idade série;

Promover a participação dos pais nos aspectos pedagógicos e administrativos da escola;

Melhorar a qualidade do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano – ofertado nessa escola.

Educação para a transformação social; educação para o trabalho e a cooperação; educação voltada para as várias dimensões de pessoas humanas; educação com/para valores humanos; valorização dos diferentes saberes no processo educativo; a diversidade de espaço e tempos educativos; educação como estratégia para o desenvolvimento sustentável; vivencias de processos democráticos e participativos.

A concepção de uma educação, a partir do campo e no campo foi formulada em contexto de problematização de conceitos e idéias até então arraigadas na sociedade brasileira, como tem sido o de educação rural. A concepção de Educação do Campo, em substituição à Educação Rural, entende campo e cidade enquanto duas partes de uma única sociedade que depende uma da outra e não podem se tratadas de forma desigual.

Através desta adesão a Escola recebeu kit de livros didáticos e materiais pedagógicos e o MEC está encaminhando mais kits pedagógicos para os municípios com adesão ao Programa Escola Ativa.

A professora Maria de Fátima Cavalcante tem participado da capacitação do Programa Escola Ativa em Curitiba. Colocando em prática os temas abordados no curso realiza visita no Laboratório de Informática da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, com o objetivo de apresentar as tecnologias da informação e comunicação como instrumentos facilitadores da globalização do conhecimento aos alunos da Escola do Campo de Bernardelli

Última atualização em Seg, 03 de Outubro de 2011 14:29