PROGRAMA JUSTIÇA SE APRENDE NA ESCOLA LEVA CRIANÇAS DA ESCOLA CASTELO BRANCO ATÉ O FÓRUM PDF Imprimir E-mail
Seg, 03 de Dezembro de 2018 15:26

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná implantou o Programa "Justiça Se Aprende Na Escola", com a finalidade de divulgar noções básicas acerca do funcionamento do Poder Judiciário aos alunos de escolas da rede pública de ensino, das comarcas do interior do Estado.

Nesta segunda-feira (03), os alunos dos 5os anos da Escola Municipal Marechal Castelo Branco, do Município de Rondon, e demais escolas da rede pública de ensino municipal da região estiveram visitando o Fórum Comarca de Cidade Gaúcha, a fim de participarem de uma simulação de júri, com o objetivo de sintetizar os ensinamentos adquiridos e a experiência vivenciada no projeto.

O programa visa orientar os alunos da rede pública municipal através de palestras e cartilhas, antes da visita ao Fórum. Sendo assim, a visita é algo de conhecimento maior, onde os alunos têm a oportunidade de tirarem dúvidas e mostrarem o que aprenderam em sala de aula, orientados pelos professores.

O programa enfatiza que os alunos são agentes multiplicadores de informação, e que a difusão de conhecimentos sobre a justiça e cidadania aos familiares e a comunidade tende aumentar a partir da conscientização sobre os direitos e deveres e como exercê-los, por meio da pesquisa, leitura, análise, reflexão e ética.

Para a dirigente municipal de educação, Sueli de Souza de Oliveira, “os alunos terem a oportunidade de conhecer o Fórum Eleitoral, com a presença da Dra. Fernanda Batista Dornelles (Juíza) e o Dr. Rodrigo de Assumpção Araújo Azevedo (Promotor de Justiça), é de suma importância para saber qual é o papel do poder judiciário, bem como as atribuições dos órgãos públicos, do ministério público, e dos cargos que os integram”.

No final do projeto aconteceu a entrega de medalhas para os autores das melhores redações, bem como os alunos que destacaram-se no simulado de júri.

Última atualização em Seg, 03 de Dezembro de 2018 15:30