6ª EDIÇÃO DO PROJETO SEMEANDO O VERDE USAÇÚCAR PDF Imprimir E-mail
Sex, 14 de Setembro de 2018 12:38

Cultivando o Futuro dentro da Escola

Nesta manhã, 14, de setembro, no Clube do Idoso – Reviver em Cristo de Rondon, a Usina Santa Terezinha – Unidade de Rondon, em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná - IAP, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER, empresa Arysta LifeScience, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, realizaram a abertura oficial da 6ª edição do “Semeando o Verde”. Desde sua 1ª edição que foi em 2012, o projeto visa a educação ambiental para os alunos de escolas públicas de todos os municípios que integram as unidades da USAÇÚCAR.

Por meio da mestre de cerimônias Grasielly Magalhães Casagrande (Assistente Social da USAÇÚCAR) foram convidados a compor a mesa de honra, o Prefeito Ailton Valloto, Maucir Campaner (Gerente Industrial/USAÇÚCAR), Sidney Salomão Meneguetti (Gerente Agrícola), Edson Antonio Bertanha (Supervisor Administrativo), Sueli de Souza de Oliveira (Dirigente Municipal de Educação), Dâmaris Macedo Napoli (Diretora da Escola Municipal Marechal Castelo Branco), Irimal Basso (Presidente do Sindicato Rural de Rondon), além de registrarem presença funcionários, alunos e professores.

Logo após o Hino Nacional e pronunciamento das autoridades teve uma palestra educativa com a presença do “Pirapó”, envolvendo vários temas relacionados a cana-de-açúcar, bem como seus diversos produtos, a importância dos 4Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reeducar), processos industriais e seus derivados, preservação do meio ambiente, entre outras. Em seguida, contou com um delicioso lanche servido para todos os alunos, professores, funcionários e autoridades presentes.

O Grupo da Oficina de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, apresentou a peça “A Floresta do Raio Vermelho”. O espetáculo teve como direção, sonoplastia e iluminação, o profº. Rogério Melo e a assistente de direção e figurinos, a Rosângela Galindo, onde os pequenos atores de forma divertida e informativa, abordaram o tema “Preservação Ambiental – Fauna e Flora”. Acontecerá as mesmas atividades para os alunos do período vespertino.

A ideologia do projeto visa contribuir para a formação de futuros cidadãos comprometidos com a preservação da biodiversidade. Serão desenvolvidas atividades educativas com alunos dos 3os, 4os e 5os anos, da Escola Municipal Marechal Castelo Branco – Ensino Fundamental, em que o projeto Semeando o Verde contará com concurso de desenho para os alunos dos 3os anos, e de redação para os alunos dos 4os e 5os anos e seus professores. Será realizado o plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas (em comemoração ao Dia da Árvore), com os alunos dos 4os anos em áreas de reflorestamento do município. As atividades estarão sendo realizadas entre os dias 01 a 30 de setembro de 2018.

Última atualização em Sex, 14 de Setembro de 2018 12:48