Principal

ALERTA: SECRETARIA DE SAÚDE ORIENTA POPULAÇÃO SOBRE ACIDENTES COM ESCORPIÕES PDF Imprimir E-mail
Escrito por Leandro Favoretto   
Qui, 13 de Setembro de 2018 11:34

alt

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondon através do Setor de Controle de Endemias e da Vigilância Sanitária orienta a população sobre medidas para prevenir acidentes com escorpiões. Estes animais gostam de viver em lugares escuros e úmidos, como lixo, frestas de muros, entulho, madeiras, restos de material de construção e terrenos baldios. Caso acontecer algum acidente por picada de algum escorpião ou animal peçonhento, encaminhar a pessoa urgente para o Pronto Socorro do Hospital Santa Mônica de Rondon, ainda se for possível, capturar o animal num recipiente, observando sempre a segurança (com suporte/pinça e luvas).

De acordo com a responsável pelo Setor de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Renilda Pereira Padovan, o escorpião amarelo e o escorpião marrom são os mais comuns encontrados na região, sendo que ambos são venenosos. Nesses últimos dois meses já foram capturados três escorpiões. A gravidade da picada do escorpião depende da espécie e tamanho do animal peçonhento, bem como a quantidade de veneno que é dispensada no ataque. A idade e o tamanho do paciente também influenciam na gravidade do caso, com as crianças menores de sete anos sendo mais vulneráveis.

CUIDADOS

O controle do escorpião é feito através do manejo ambiental. As pessoas precisam ter consciência da importância da limpeza e organização nos quintais e residências NÃO DEIXANDO acumular entulhos nos imóveis, que servem como locais de abrigo para os escorpiões, disse Renilda.

DICAS

- Examine calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;

- Conserve camas e berços afastados da parede. Evite que lençóis e cobertas toquem o chão;

- Proteja as soleiras das portas com borradas ou rolos de areia;

- Elimine baratas. Elas são o alimento preferido do escorpião;

- Mantenha limpas e vedadas caixas de gordura, de esgoto e de rede elétrica e de telefonia;

- O lixo deve ser colocado em recipientes fechados;

- Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias, chão, tanques e banheiros.

Última atualização em Qui, 13 de Setembro de 2018 14:16
 

Protocolo Oline

Banner

Auto-Atendimento

Banner

Emissao NFSe

Banner
Nós temos 78 visitantes online

Login



Clima Tempo