Principal

AMPLIAÇÃO DO ATERRO MUNICIPAL DE RONDON PDF Imprimir E-mail
Escrito por Leandro Favoretto   
Seg, 23 de Julho de 2018 11:21

alt

O Aterro Sanitário é uma forma de disposição de resíduos sólidos não perigosos no solo, tendo como características principais o seu devido preparo para receber principalmente os resíduos sólidos orgânicos e putrescíveis, gerando como efluentes o biogás e os líquidos lixiviados, principais causadores potenciais dos impactos negativos ao meio ambiente, podendo alterar as características dos solos, das águas e da atmosférica.

Para que isto não venha a acontecer, o Munícipio de Rondon, impermeabilizou uma vala com manta geomembrana PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de 1,0 mm nas extremidades e fundos, (80m x 22m x 5m) perfazendo um total de 8.000 m³ de lixo, todo o líquido percolado na massa de lixo será carreado por gravidade ao fundo da vala onde foi projetado a drenagem com tubulação em PVC perfurado e coberto com brita, que levará todo o líquido lixiviado até o poço de captação de chorume drenado, para seu armazenamento provisório (processo de recirculação do chorume no próprio lixo).

A finalidade da impermeabilização das valas é para preservar o solo e o lençol freático de qualquer tipo de contaminação, oriundos dos resíduos depositados nas valas, por menor que venha a ser.

Foi realizado o isolamento da área de Reciclagem das Células de depósito de resíduos conforme orientação do IAP – Instituto Ambiental do Paraná.

O investimento até o momento teve o valor de R$45.250,00, com cerca de 2.500m2 de geomembrana. Isso sem contar hora/máquina e mão de obra que foi por meio do Município Gestor.

alt

alt

alt

Última atualização em Seg, 23 de Julho de 2018 11:37
 

Protocolo Oline

Banner

Auto-Atendimento

Banner

Emissao NFSe

Banner
Nós temos 86 visitantes online

Login



Clima Tempo