MUNICÍPIO RECEBE REPRESENTANTE DA SEJA DIGITAL PDF Imprimir E-mail
Qua, 20 de Junho de 2018 12:50

O Sinal Analógico Será Desligado em Breve. Prepare Sua TV!

A representante da Seja Digital, Vanderlúcia Silva, juntamente com o ministrante das operações cadastrais foram recepcionados pelo prefeito Ailton Valloto, pela secretária municipal de assistência social Nanci Valloto, sua equipe de trabalho, Vanessa Maria Amaral (coordenadora do CRAS), Fábio Serafim da Silva (auxiliar administrativo/CRAS) e Rosana de Fátima Couto Costa (assistente social/órgão gestor), em reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira, 20, na sala de reuniões da secretaria municipal de assistência social.

Na pauta esteve a agilização do Seja Digital, Entidade Administradora da Digitalização da TV, que é uma Instituição Não Governamental e Sem Fins Lucrativos, constituída por determinação da ANATEL (Governo Federal). A entidade é o braço operacional do processo de transição da TV analógica para digital no Brasil.

Segundo Sylvio Macena ''O Seja Digital visa acelerar a digitalização dos domicílios brasileiros, que precisam estar aptos a receber o sinal digital de TV, antes do desligamento do sinal analógico de TV”.

Na região noroeste, o desligamento está previsto para acontecer dia 28 de novembro de 2018. E a cidade de Rondon faz parte desse agrupamento de cidades.

Conforme publicado no site da ANATEL para que se confirme o desligamento, um dos pressupostos é que atinja no mínimo 90% dos domicílios de cada região com instalação do sinal digital de TV. Por isso, uma política pública do Governo Federal determinou que a Seja Digital, execute um conjunto de ações de modo a garantir a continuidade dos serviços de TV nesta transição, pois a TV é um direito de todos nós brasileiros.

Tais ações visam informar e prestar assistência à população beneficiária de Programas Sociais do Governo Federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica entre outros) que têm o direito de receber o kit gratuito, com conversor, controle remoto e antena, lembrando que as famílias que serão beneficiadas já possuem cadastro pelo Governo Federal não sendo necessário realizar cadastro para o recebimento. Sobre o processo de desligamento do sinal às famílias de menor renda, contarão com informações para aproveitamento das TVs antigas, normalmente TVs de tubo.

Essas pessoas deverão agendar a retirada do kit no site da http://www.sejadigital.com.br/home ou pelo telefone 147 e posteriormente realizar a retirada do kit no Ponto de Distribuição da cidade, Agência dos Correios de Rondon, COM DATA AINDA CONFIRMADA.

A digitalização da TV aberta permitirá que os telespectadores assistam aos seus programas com maior qualidade de som e imagem, além de trazer outras vantagens, como suporte à recepção móvel.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e internet 4G no Brasil.

O município de Rondon será contemplado com 1311 beneficiários, seguindo o cadastro a ser informado ao/s órgão/s parceiro/s (Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS e CREAS) para a digitalização dos domicílios rondonenses.

Para maiores informações procurar a Assistência Social situada à Avenida Rio de Janeiro, n.479, telefone: (44) 3672-2176 e/ou Centro de Referência de Assistência Social – CRAS (próximo a pista de caminhada), Avenida Brasil, n.2365, telefone: (44) 3672-1637.

Última atualização em Qua, 04 de Julho de 2018 13:17