TARDE DE CAMPO DA CULTURA DO MAMÃO EM UMUARAMA PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Junho de 2018 13:49

Visando fomentar a exploração da Cultura do Mamoeiro na Região Noroeste, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), através do Núcleo de Estudos Avançados em Horticultura do Departamento de Agronomia, Câmpus Sede em Maringá, em parceria com Instituto Emater, realizou na data de 07 de junho de 2018 o evento Tarde de Campo da Cultura do Mamão. Esse momento teve o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado do Paraná.

O evento aconteceu em Santa Elisa, distrito de Umuarama. Na primeira parte, foram realizadas duas palestras no Salão Paroquial local. Foram abordados os seguintes assuntos, respectivamente: O potencial econômico da Cultura do Mamão no Paraná (Prof. Ademir Moribe – UEM/Maringá) e Os desafios da Cultura do Mamoeiro (Prof. Marco Antonio da S. Vasconcellos – UFRRJ). Na segunda parte, os participantes foram visitar uma unidade experimental, em produção, conduzida pela UEM e o Instituto Emater. A lavoura fica na propriedade do produtor Sr. Domingos Pereira dos Santos. Os participantes foram divididos em dois grupos. Um conduzido pelo Prof. Denis F. Biffe –UEM/Maringá e o outro pelo extensionista municipal do Emater em Umuarama, Gilmar A. Pauly. Foram discutidos os temas: botânica da planta, adubação, manejo fitossanitário, identificação de algumas doenças, variedades de mamoeiro, etc.

A Prefeitura Municipal de Rondon, através da Divisão de Agricultura, levou treze produtores interessados na exploração da Cultura do Mamão ao evento. A mobilização dos produtores foi realizada pelo Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro F. de Souza e pela Extensionista Municipal do Emater, Mariana Lopes M. de Paiva.

Última atualização em Seg, 18 de Junho de 2018 14:21