Principal - Sobre Rondon

RONDON ELABORA PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL PDF Imprimir E-mail
Seg, 18 de Junho de 2018 13:23

Nesses últimos dias, o município de Rondon reuniu lideranças do setor rural através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDRS para elaborar as ações prioritárias ao Desenvolvimento Rural, coordenadas pela Prefeitura Municipal, através da Divisão de Agricultura.

O Chefe da Divisão de Agricultura, Aleandro Ferreira de Souza, e o presidente do CMDRS, Claudemir Domingos Lansa, coordenaram os trabalhos da equipe no dia 05/06/18, no Sindicato Rural, em que, através de um debate, foram selecionadas algumas prioridades que devem ser alavancadas pelo município, onde foi selecionada a Hortifruticultura, Bovinocultura de leite, a Mandiocultura e a Piscicultura. Segundo o Aleandro, é importante, num plano de desenvolvimento, ter foco nas ações, priorizando atividades que concentram o maior número de agricultores familiares a serem trabalhados. Assim, ao descrever os projetos onde o município pode apoiar ou buscar recursos governamentais, possa resultar em ações que melhorem a qualidade de vida dos agricultores e por conseguinte impulsionem o desenvolvimento local, gerando mais empregos, fazendo com que os recursos circulem na comunidade local”, enfatizou.

Também participou da reunião de planejamento o Técnico do Instituto EMATER, Éder de Oliveira, representando o Território Rural Entre Rios, que esclareceu aos participantes que a somatória de prioridades dos municípios da região irão atualizar o Plano de Desenvolvimento do Território Entre Rios, onde as Lideranças Regionais terão um diagnóstico para elaboração de projetos que possa vir de encontro as reais necessidades, elaborando assim projetos que contribuam com a maioria dos municípios e agricultores envolvidos.

Para o prefeito, Ailton Valloto, esta ação é muito importante para o município, onde se integra a Prefeitura através da Divisão de Agricultura, Associações de Agricultores, Instituto Emater, Sindicatos, para todos juntos contribuirem com experiências para elaboração de um bom Plano de Desenvolvimento Rural.

Na atividade de produção de hortaliças e frutas, o município de Rondon tem destaque na produção de Laranja e Morango, com o Valor Bruto da Produção (VBP), em 2016, em valores de R$1.304.460,00 e R$417.378,00, respectivamente. O VBP é um índice que calcula a produção agropecuária municipal no período de um ano.

Na produção do leite, a atividade também tem destaque no Município, com VBP calculado em R$4.156.250,00. Os produtores estão organizados na Associação dos Produtores de Leite de Rondon e Guaporema.

A piscultura é uma forma de se aproveitar áreas, e atrair investimentos para o município, diversificando a produção e oferecendo novas alternativas de renda.

Última atualização em Seg, 18 de Junho de 2018 13:29