Principal - Leis - MUNICÍPIO DE RONDON BENEFICIA 53 AGRICULTORES FAMILIARES ENTRE ADUBO E CALCÁRIO

MUNICÍPIO DE RONDON BENEFICIA 53 AGRICULTORES FAMILIARES ENTRE ADUBO E CALCÁRIO PDF Imprimir E-mail
Ter, 13 de Março de 2018 09:49

São mais de 218 toneladas entre Superfosfato Simples e Calcário, entregues as famílias rurais num investimento total de R$95.919,44 Mil.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rondon realizou nos últimos dias a entrega de adubos e calcário para pequenos produtores rurais do município. Ao todo foram 53 famílias de agricultores rurais que se beneficiaram com 49,5 toneladas de Superfosfato Simples, o qual foram adquiridos 990 sacas de adubo 00-18-00 e 169 toneladas de Calcário, aquisição de 3.380 sacas, representando um investimento de R$63.850,00 em adubos e R$32.069,44 de calcário, totalizando R$95.919,44 mil em insumos agrícolas.

Os recursos são provenientes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), parceria realizada pelo Governo do Estado, a fim de financiar o projeto Multissetorial para o desenvolvimento do Paraná, onde uma das ações prioritárias está o Programa de Gestão de Solo e Águas em Microbacias – MICROBACIAS.

O MICROBACIAS é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de bacias hidrográficas. O programa está sendo desenvolvido em todo o Estado do Paraná em mais de 300 microbacias. O público-alvo do programa são os beneficiários enquadrados como agricultores familiares.

Em Rondon, o programa é executado a nível municipal num trabalho conjunto da Prefeitura Municipal com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER.

No município de Rondon foi selecionada a Microbacia da Água do Rato que contemplou 53 agricultores familiares. Esses beneficiários escolheram os seguintes recursos: insumos (calcário e superfosfato simples), horas/máquinas para terraceamento com trator, horas/máquinas com terraceamento com pá carregadeira e cercas (madeiras) para proteção de áreas de preservação permanentes.

Nesse primeiro momento foram licitados e liberados para entregar aos beneficiários 169 toneladas de calcário e 49,5 toneladas de superfosfato simples.

Segundo o extensionista municipal, Aleandro Ferreira de Souza, com aplicação do calcário e do superfosfato simples os agricultores familiares promovem a melhoria da fertilidade do solo (corrigindo a acidez e fornecendo nutrientes, respectivamente). Com isso, aliado às boas práticas de manejo e conservação de solo, conseguem aumentar a produtividade dos seus cultivos agrícolas, esclareceu.

Os produtores rurais de Rondon utilizam os insumos - Superfosfato Simples e Calcário, a fim de realizar melhorias, correção/recuperação de solo nas pequenas propriedades, fomentando o plantio de hortaliças, de mandioca, de pastagem, de café entre outras, sendo que, nestes casos, o fertilizante acaba representando o maior custo da produção. Por isso, este auxílio do município é essencial não só para garantir a qualidade dos produtos ao consumidor, mas também a rentabilidade de quem produz, ressaltou o prefeito Ailton Valloto.

A Administração Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rondon tem como umas das principais preocupações e metas a recuperação, o fortalecimento, e melhoria das áreas produtivas das pequenas propriedades rurais, visando o fortalecimento da agricultura familiar que é uma das principais fontes de subsistência de nossas famílias do campo.

Última atualização em Ter, 13 de Março de 2018 09:58