Principal - Secretarias
EDUCADORES RECEBEM ORIENTAÇÕES DE COMO PREVENIR A MORTE SÚBITA DO LACTENTE NO CMEI MENINO DEUS DE RONDON PDF Imprimir E-mail
Escrito por Leandro Favoretto   
Ter, 13 de Março de 2018 09:39

alt

Na quinta-feira (8), o CMEI Menino Deus recebeu a visita da Dr. Elaine para ministrar uma palestra sobre “A Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL)” – conhecida popularmente como Morte do Berço. Durante a exposição foi discorrido às causas de mortes súbitas infantis e as medidas de prevenção.

Informou a Dr. Elaine, conforme os dados apontados pelo DATASUS – SIM (Sistema de Informação Sobre Mortalidade), que só no ano de 2016 foram notificados 37.291 casos de morte infantil no Brasil, sendo a causa mais prevalente de mortalidade nos lactentes - cuja faixa etária de maior risco encontra-se entre 2 e 5 meses de vida, destacando as seguintes proporções: entre 1-6 meses, 80% dos casos, entre 6-12 meses, 15% dos casos e após 12 meses, 5%. Em grande parte dos casos a SMSL é inesperada, ocasionada geralmente durante o sono da criança com menos de 1 ano de idade.

Alguns fatores podem contribuir para a ocorrência da SMSL, além do fator posição, como:

• Asfixia por compressão das vias aéreas ou inalação exacerbada de gás carbônico exalado na posição com o rosto virado para baixo; 
• Hipertermia resultante da compressão do rosto contra o travesseiro ou contra o colchão;
• Nascimento prematuro e a falta de maturidade dos componentes cardiorrespiratórios e de controle térmico.

Esses fatores podem deixar o bebê mais susceptível ao estresse gerado pela ausência de oxigênio. Todavia, a síndrome pode ocorrer em crianças que não apresentam nenhuma dessas condições.

Outro fator que também colabora com a ocorrência da SMSL é compartilhar leito com a criança. Ao fazer isso, é possível que os outros indivíduos na cama acabem sufocando a criança ao se movimentarem durante a noite. Além disso, bebês exageradamente agasalhados, que dormem em locais muito aquecidos, apresentam risco mais elevado quando colocados de bruços, pois a face é uma importante fonte de eliminação de calor nas crianças. Sendo assim, acredita-se que o estresse gerado pela elevação da temperatura resulta na diminuição da frequência cardíaca, além de inibição do centro respiratório.

Segue algumas orientações do Ministério da Saúde para evitar a SMSL: coloque o seu bebê para dormir de barriga para cima; amamente até o 6º mês dando somente leite materno; não fume e nem deixe que fumem dentro da sua casa, principalmente durante a gestação e na presença de crianças pequenas; não agasalhe demais o bebê; deixe fora do berço travesseiros, brinquedos, almofadas e outros objetos fofos.

A partir da palestra promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde, teve como intuito proporcionar aos educadores maior entendimento e segurança para as crianças que frequentam a instituição de ensino.

O evento contou com a participação da secretária de educação Sueli de Souza de Oliveira, diretora do CMEI Menino Deus Dórica Gomes, pedagoga Ilma de Freitas, nutricionista escolar Márcia Betin Rosa e demais educadoras.

Última atualização em Ter, 13 de Março de 2018 09:44
 

Protocolo Oline

Banner

Auto-Atendimento

Banner

Emissao NFSe

Banner
Nós temos 35 visitantes online

Login



Clima Tempo