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CMEI MENINO DEUS DESENVOLVE PROJETO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Leandro Favoretto   
Ter, 13 de Março de 2018 09:27

PROJETO “BOAS MANEIRAS” EM TURMAS DE INFANTIL 4 E 5, ALÉM DE TRABALHOS DIRECIONADOS NAS TURMAS DESDE BERÇÁRIO AOS INFANTIL 2 E 3.

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EDUCAÇÃO BUSCA EDUCAÇÃO: as crianças sentem-se mais seguras e confortáveis quando conhecem e aplicam as regras e quando estas são claras.

Boas maneiras, bons modos ou etiqueta é um sistema de regras que, de uma forma muito simples, define o que a criança deve ou não fazer. Situações simples como cumprimentar as pessoas, não interromper uma conversa, respeitar o colega são algumas das regras que cada criança precisa aprender. Ausência de regras ou limites comportamentais promove a insegurança e a sensação de estarem perdidos.

É importante que as boas maneiras e o bom comportamento sejam cultivados desde muito cedo, no contexto familiar e na escola. Este é o melhor ambiente para isto, pois a criança sente-se aceita e amada à partida. Ensinar regras às crianças não é o mesmo que oprimir ou anular o seu temperamento, pelo contrário, é prepará-las para que convivam de forma saudável e adequada com todos os que fazem parte do seu dia a dia.

Pensando dessa forma, o CMEI Menino Deus inicia o ano focado neste projeto, para que assim já possa inserir desde muito cedo esse conceito de regras de convivência e bom comportamento nas nossas crianças. As professoras do infantil 5 A: Alana Bergamo e Rosana Padovan, do infantil 5 B: Degilaine Colombo e professor Sivaldo Pereira Dourado, juntamente com as professoras do infantil 4 A, B e C: Regina Marcato Parizotto, Eliane Regina Rugeri da Silva, Maria Carla Napoli Colombo e Roseli Aparecida Buscarioli, em parceria com a Diretora Dórica Gomes Portela e a Pedagoga Ilma Alves de Freitas acharam interessante iniciar com esse assunto nesse primeiro momento, uma vez que, as crianças aprendem o que vivem, aprendem muitas vezes mais pelo exemplo do que pelas palavras.

Sendo assim os professores aproveitaram o assunto para criarem juntamente com as crianças cartazes e regras de boa convivência e desenvolveram algumas atividades relacionadas ao assunto. Segue o trabalho estimulando nossas crianças e criando estratégias de aprendizagem, sempre de maneira lúdica e prazerosa as professoras dos infatins 2 e 3 C, D, E, F e G: Cláudia Fabiana da Silva, Lucia Sidor Batistela, Márcia Cristina Bremm Padovan, Nilde Lopes Marino Ceroni, Aparecida Francisca dos Reis Bonni, Isabel Christiana Rocha da Silva Marcelo, Miraci Genoveva Rorato Martins, Rosenir de Assis Cardoso Fernandes, Elisabete da Silva Francisqueti e Lucinéia de Fátima Inácio Fernandes.

No Berçário A, desenvolvem o trabalho as professoras: Célia Mare Brito de Oliveira, Patrícia Feitosa Martinez de Macedo, Josiane Cristina da Silva Marino, Marly Bezerra de Lima e Luzia Aparecida Macedo de Araújo e no Berçário B: Maria Divaní Morais Bezerra Puerta, Maria Solange Fermino Chiodi e Marcia de Araújo Flôres também estão empenhadas em estimular e propiciar o melhor para nossos bebês.

Embora quando bem pequena, a criança não tem noção de que existem outras coisas além dele. Mas os horários de banhos e mamadas são suas primeiras regras. Conforme vão crescendo, começa a perceber o mundo e as pessoas ao seu redor, mas ainda não sabe dividir – é a tradicional fase do “é meu!”. É nesse período que o “não”, principalmente relacionado à segurança, passa a fazer parte mais ativamente da vida dele. Contudo, desde muito cedo a criança já percebe que a sociedade onde vive apresenta um conjunto de regras de convivência.

Ter boas maneiras, ou se comportar de uma maneira socialmente aceitável e respeitosa, demonstra respeito, cuidado e consideração pelos outros.

Última atualização em Ter, 13 de Março de 2018 09:38
 

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