Principal

II ENCONTRO DE PRODUTORES DO PROGRAMA LEITE MAIS EM RONDON PDF Imprimir E-mail
Escrito por Leandro Favoretto   
Sex, 06 de Outubro de 2017 16:14

Encontro reúne cerca de 100 pecuaristas de sete municípios da região

alt

 

Para melhor entender como está o mercado futuro e quais são as ferramentas que contribuem para mitigar o desenvolvimento do mercado da “Atividade Pecuária” como fonte geradora e mantenedora de renda, a EMATER, Prefeitura Municipal de Rondon, MICROBACIAS, IAPAR e Governo do Estado do Paraná, realizou o “II Encontro de Produtores do Programa Leite Mais em Rondon”, no Rotary Club (Casa da Amizade), nesta sexta-feira (06) de outubro.

 Cerca de 100 pecuaristas de sete municípios participaram deste evento (Cidade Gaúcha, Guaporema, Japurá, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé e Tuneiras do Oeste), a fim de buscar por alternativas que visam o aumento e a melhora da produção de leite dentro de cada realidade.

O Programa Leite Mais, visa de forma sustentável, o aumento da produtividade, da qualidade e da rentabilidade na atividade leiteira, através da prestação de orientação técnica personalizada aos produtores assistidos. Este modelo de assistência técnica vem sendo trabalhado há 13 anos pelo projeto redes de referência para a agricultura familiar. Nesse período a iniciativa vem sendo validada nas regiões de Cianorte, Umuarama e Toledo, através de parcerias estabelecidas entre produtores, indústria de laticínios, prefeituras municipais e microempresas prestadoras de assistência técnica, sob a coordenação dos Institutos EMATER e IAPAR, ambos vinculados à SEAB (Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento).

Esse encontro de produtores de leite, realizado em Rondon, além de tratar de assuntos de suma importância para atividade leiteira, tem como objetivo divulgar este modelo de assistência técnica para que desta maneira, mais produtores possam acessar o serviço.

O chefe da regional da SEAB, Francisco Cascardo, se prontificou em sempre dar o respaldo necessário aos órgãos vinculados ao Governo do Estado, apoiando eventos como este, que primam pela qualidade dos conteúdos apresentados que favoreçam a potencialização da agricultura de nosso Estado.

Segundo o Gerente Regional da Emater, Roberto Corredato, o evento mostra a importância de se mobilizar para transformar o cenário leiteiro no Estado, a partir da união maciça dos produtores rurais, técnicos, estudantes e outros interessados, de forma a proporcionar melhores alternativas de qualidade na produção e inovação tecnológica.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rondon, Irimal Basso, o encontro revela que o Paraná tem potencial para o crescimento na produção do leite – pois o produtor vem buscando o aperfeiçoamento de seu conhecimento, a partir de boas práticas instrumentalizadas pelos órgãos sindicais, governamental e municipal.

Contudo o presidente da Câmara Municipal de Rondon, Edson Roberto Rocha (Prof. Bola), frisou que o encontro proporciona ferramentas que dão suporte para que o produtor não largue a atividade leiteira, melhore sua renda com as novas técnicas de produção leiteira.

Por fim, o prefeito Ailton Valloto ressaltou que o evento mostra a realidade de que o produtor da atividade leiteira, necessita de suporte técnico tanto do governo estadual, entidades públicas e privadas e sindicatos que acreditam no fortalecimento do setor, proporcionando condições de estruturação aos pecuaristas, reduzindo seus custos de produção para que assim compactue no crescimento da atividade leiteira, fortalecendo a classe e ampliando o capital de sua produção.

O encontro contou com a presença de várias autoridades: Prefeito Ailton Valloto; Chefe Regional da SEAB, Francisco Cascardo; Gerente Regional da EMATER, Roberto Corredato; Presidente do Sindicato Rural de Rondon, Irimal Basso; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon, Claudemir Lansa; Presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Leite de Rondon e Guaporema, Luiz Marcato; Presidente do Rotary Club, Sérgio Antônio Farinha Dias; Presidente da Câmara Municipal de Rondon, Edson Roberto Rocha; Vereador Roberto Scaraboto. Teve como organizadores do encontro: Aleandro Ferreira de Souza (Chefe da Divisão de Agricultura/Rondon); Egislaine Ciarine (Médica Veterinária/Prefeitura Rondon); Mariana Paiva (Médica Veterinária/EMATER-Rondon) e Pedro Monteiro (Técnico do Meio Ambiente/Rondon).

 

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

alt

Última atualização em Sex, 06 de Outubro de 2017 16:47
 

Protocolo Oline

Banner

Auto-Atendimento

Banner
Nós temos 39 visitantes online

Login



Clima Tempo